santo do dia São Pio V

São Pio V

Batizado com o nome de Antônio Miguel, São Pio V nasceu em 1504 na província de Alexandria, na Itália. Aos 14 anos ingressou na Congregação dos Dominicanos.

Como Papa, foi um grande reformador da Igreja. Implantou mudanças no campo pastoral: a obrigação de residência para os bispos, a clausura dos religiosos, o celibato e a santidade de vida dos sacerdotes, as visitas pastorais dos bispos e o incremento das missões. É venerado por ter unido a Europa, acabando com as guerras internas.

Morreu em 1ª de maio de 1572.

– No mesmo dia celebramos: São José Benedito Cottolengo

Oração

Deus eterno e todo-poderoso, quiseste que São Pio V governasse todo o vosso povo, servindo-o pela palavra e pelo exemplo. Guardai, por suas preces, os pastores de vossa Igreja e as ovelhas a eles confiadas, guiando-os no caminho da salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

São Pio V, rogai por nós.