santo do dia São Pacômio

São Pacômio

São Pacômio nasceu em 287, no Egito. Era filho de pais pagãos. Seu primeiro contato com os cristãos foi aos vinte anos, enquanto servia ao exército imperial. A bondade dos cristãos o levou a indagar sobre sua fé, e  se converter.  São Pacômio introduziu a vida monástica comum baseada na disciplina e na autoridade.

Fundou um mosteiro onde todos viviam em comunidade. A base da vida religiosa era constituída pela castidade, pobreza e obediência ao superior. Morreu em 348, quando os mosteiros que fundou já abrigavam cerca de sete mil monges.

– No mesmo dia celebramos: São Jorge Preca, São Gerôncio, São Máximo e  Santa Maria Teresa de Jesus

Oração

Mesmo não tendo a dignidade dos santos, intercedei por nós, São Pacômio, para que fiéis a doutrina da Igreja possamos ser orientados pelo Espírito Santo em todas nossas decisões. Concedei-nos a pureza da vida, da mente e do espírito, o dom da oração e da penitência, da obediência e da fortaleza. Por Cristo nosso Senhor, damos glória pela sua vida e pelas vidas dos tantos monges que vos seguiram por amar a Deus sobre todas as coisas. Amém.

São Pacômio, rogai por nós.