santo do dia São Júlio I

São Júlio I

São Júlio I foi Papa do ano 337 ao 352. Era de origem romana e viveu no período de liberdade religiosa concedida pelo imperador Constantino. Com a morte de Constantino, o arianismo começou a crescer rapidamente.

Em Roma, construiu as igrejas: Santos Apóstolos, Santíssima Maria de Trastéveres, São Valentim, São Calixto e São Félix. Cuidou da organização eclesiástica, e da catequese de adultos e idosos.

Morreu em 352, após 15 anos de pontificado. Sua veneração começou entre os fiéis a partir do século sétimo.

– No mesmo dia celebramos: Santa Ida de Lorena, São José Moscati e São Zanão

Oração

Deus eterno e todo-poderoso, quiseste que São Júlio I governasse todo o vosso povo, servindo-o pela palavra e pelo exemplo. Guardai, por suas preces, os pastores de vossa Igreja e as ovelhas a eles confiadas, guiando-os no caminho da salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

São Júlio I, rogai por nós.