santo do dia São Josafá Kuncevicz

São Josafá Kuncevicz

São Josafá Kuncevicz nasceu em uma família cristã ortodoxa da Ucrânia, em 1580. Aos 25 anos entrou para a Ordem de São Basílio. Monge exemplar, tinha enorme capacidade intelectual e vivência da caridade cristã. Assumiu o arcebispado de Polotsk, aos 37 anos.

Morreu em 12 de novembro de 1623. Foi canonizado pelo Papa Pio IX em 1876. Primeiro santo das Igrejas Uniatas, é considerado pelos estudiosos atuais da Igreja o precursor do ecumenismo que vivemos em nossos dias.

Oração

Deus eterno e todo-poderoso, que a vossos pastores associastes São Josafá, a quem destes a graça de lutar pela justiça até a morte, concedei-nos, por sua intercessão, suportar por vosso amor as adversidades, e correr ao encontro de vós que sois a nossa vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

São Josafá Kuncevicz , rogai por nós.