santo do dia São João Gualberto

São João Gualberto

São João Gualberto nasceu no ano 995, em Florença, Itália, em uma família nobre e cristã. Ainda jovem passou a andar armado, em busca do assassino de seu irmão. Em uma Sexta-feira Santa de 1028, encontrou o inimigo em uma estrada. Desarmado, o rapaz se ajoelhou e pediu perdão e clemência em nome de Jesus, por ter cometido tal crime. Ouvido seu pedido, São João Gualberto o abraçou fraternalmente. Tendo perdoado, uma grande paz invadiu sua alma. Deixou tudo para ingressar no mosteiro beneditino da cidade. Nos anos seguintes, tornou-se um humilde monge, exemplar na disciplina às regras de São Bento, no estudo, na oração, na penitência.

Em 1035, saiu do mosteiro com alguns monges, indo para a floresta dos Montes Apeninos. Numa pequena casa recebiam inúmeros jovens em busca de orientação espiritual.

Morreu no dia 12 de julho de 1073, em Úmbria. São João Gualberto é o Santo Padroeiro da Guarda e Engenharia Florestal.

– No mesmo dia celebramos: São Bento Biscop

Oração

Amado São João Gualberto, que soubestes perdoar ao assassino de vosso irmão, intercedei por nossa Igreja. Que a cada minuto de nossas vidas sejamos ajudados pela misericórdia divina e por vós, para que aprendamos também nós a graça do perdão. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

São João Gualberto, rogai por nós.