santo do dia São João Batista

São João Batista

São João Batista era filho de Santa Isabel,  prima da Virgem Maria, mãe de Jesus. De acordo com os evangelhos, São João foi o precursor do ministério de Jesus. Foi ele quem batizou Jesus nas águas do rio Jordão e apontou para seus discípulos o “Cordeiro de Deus”.

De todos os santos da Igreja Católica, São João Batista é o único do qual é celebrado o nascimento. Todos os outros têm a festa celebrada no dia da morte. Conta a tradição que quando São João nasceu sua mãe teria acendido uma grande fogueira para anunciar o nascimento do bebê. Assim, sua prima Maria poderia saber do acontecido mesmo de longe, ao ver o sinal de fumaça no céu.

Morreu decaptado durante o governo do rei Herodes Antipas.

Oração

São João Batista ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: “Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo”. Amém.

São João Batista, rogai por nós.