santo do dia São Gregório VII

São Gregório VII

São Gregório VII nasceu na Itália, em 1020. Ainda jovem tornou monge beneditino no mosteiro de Cluny. Destacou-se pela inteligência e a firmeza na fé. Ordenado Cardeal, tornou-se o auxiliar direto dos Papas Leão IX e Alexandre II, alcançando respeito e prestígio no colégio cardinalício. Com a morte do Papa Alexandre II, em 1073, foi eleito Papa, dando início à reforma gregoriana, importantíssima para a Igreja.

Deposto pelo imperador Henrique IV,  por volta do ano de 1077, foi exilado em Salerno, onde morreu em dia 25 de maio de 1085, aos 65 anos. Entrou para a história como o Papa da independência da Igreja contra a interferência do poder político. Sua última frase,  sem dúvida retrata a síntese de sua existência: “Amei a justiça, odiei a iniquidade e, por isso, morro no exílio”.

– No mesmo dia celebramos: São Cristóbal Magalhaes Jara, Santa Madalena Sofia Barat e Santa Maria Madalena de Pazzi

Oração

Deus eterno e todo-poderoso quiseste que São Gregório VII governasse todo o vosso povo, servindo-o pela palavra e pelo exemplo. Guardai, por suas preces, os pastores de vossa Igreja e as ovelhas a eles confiadas, guiando-os no caminho da salvação. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

São Gregório VII, rogai por nós!