santo do dia São Gelásio I

São Gelásio I

São Gelásio I nasceu na África, no ano 410. Eleito Papa em 492, ficou conhecido como “Pai dos pobres”. Trabalhou pela manutenção da doutrina, expressando autoridade sobre toda a Igreja. Organizou e presidiu o sínodo de 494, quando foi aprovada a grande renovação litúrgica da Igreja. Também ratificou os livros canônicos e apócrifos aprovados pela Igreja no Decretum Gelasianum.

Morreu em 21 de novembro de 496, em Roma.

– No mesmo dia celebramos: Apresentação de Nossa Senhora

Oração

Deus eterno e Todo-poderoso, quiseste que São Gelásio I governasse todo o Vosso povo, servindo-o pela palavra e pelo exemplo. Guardai, por suas preces, os pastores de vossa Igreja e as ovelhas a eles confiadas, guiando-os no caminho da salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

São Gelásio I, rogai por nós.