santo do dia São Frediano

São Frediano

São Frediano nasceu na Irlanda, no século IV. Cristão e monge, peregrinou para Roma, onde estudou e viveu como ermitão.

Foi eleito e consagrado Bispo de Luca, na Itália,  em 560.  Conduziu o rebanho de sua diocese com muito zelo e caridade. Dedicava-se aos pobres e era incansável na busca de auxílio para construir asilos, creches, hospitais, igrejas e mosteiros. Utilizou todo o conhecimento sobre matemática, engenharia, agricultura e hidrografia, para ajudar a população.

Morreu no dia 18 de março de 588. O dia 18 de novembro, recorda o traslado das suas relíquias, no século XI, para a atual Basílica de São Frediano, em Luca.

– No mesmo dia celebramos: Beatos Domingos Jorge, Isabel Fernandes e Inácio

Oração

Pai de bondade e de amor, que escolhestes vosso servo Frediano para testemunhar a fé aos povos, dai-nos seguir seus exemplos e viver com fidelidade nossa consagração batismal, levando aos homens e as mulheres vossa palavra de libertação. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

São Frediano, rogai por nós.