santo do dia São Donato

São Donato

São Donato nasceu na Irlanda no século VIII. Ainda jovem seguiu em peregrinação por várias regiões até chegar em Roma, onde se tornou sacerdote, em 816. Na volta para a Irlanda, foi eleito bispo na cidade de Fiesole. A tradição conta que em 829, quando São Donato entrou na igreja, os sinos tocaram e os círios se acenderam. Existem muitos registros sobre o seu governo pastoral que durou cerca de 40 anos.

Morreu em 877 na cidade de Fiesole, Itália.

– No mesmo dia celebramos: Santo Abércio de Hierápolis, São Gaudêncio e Bem-aventurado Contardo Ferrini

Oração

Bendito seja Deus, que concedeu a São Donato a graça da santidade. Dai também a nós, o espírito de tranquilidade e amor por vós. Concedei-nos hoje e sempre a firmeza da fé e a fortaleza nas adversidades. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

São Donato, rogai por nós.