santo do dia São Cornélio

São Cornélio

São Cornélio nasceu em Roma e foi eleito para o pontificado após um período sem Papa, devido à perseguição aos cristãos imposta pelo imperador Décio.

O Papa Cornélio era indulgente, bom e compreensivo para com os desertores da fé católica. Atitudes que lhe valeram grandes tribulações e incompreensões. Mas a toda essa oposição contou sempre com o apoio incondicional e fiel do bispo Cipriano de Cartago, norte da África.

Coma morte do imperador Décio, voltaram as perseguições. Assim, o Papa Cornélio acabou preso e exilado em Cività-Vecchia, em Roma. No exílio passou os últimos dias da sua vida.

Morreu martirizado no exílio, em junho de 253. Foi sepultado no Cemitério de São Calixto.

– No mesmo dia celebramos: São Cipriano

Oração

Deus eterno e todo-poderoso, quiseste que São Cornélio governasse todo o Vosso povo, servindo-o pela palavra e pelo exemplo. Guardai, por suas preces, os pastores de Vossa Igreja e as ovelhas a eles confiadas, guiando-os no caminho da salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

São Cornélio, rogai por nós.