santo do dia São Carlos Borromeu

São Carlos Borromeu

São Carlos nasceu em Milão, no dia 2 de outubro de 1538. Era filho do conde Gilberto Borromeu e de Margarida de Médicis. Aos 24 anos já era sacerdote. Formado em Direito Canônico, liderou uma reforma na organização administrativa da Igreja.
Criou seminários, abrigo para pobres e doentes, e ficou conhecido como o pai dos pobres.

Em 1576 quando uma peste assolou Milão, São Carlos Borromeu visitou os contaminados, levando-lhes o sacramento e consolo, num trabalho incansável.

Morreu aos 46 anos, em 3 de novembro de 1584. Foi canonizado pelo Papa Paulo V, em 1610.

Oração

Deus, nosso Pai, a exemplo de São Carlos Borromeu, abramos a nossa mente e o nosso coração ao vosso Espírito de Amor. Deixemo-nos converter pela vossa Palavra libertadora. Experimentemos a vossa ternura e a vossa bondade, mediante uma vida dedicada aos irmãos e fundamentada no vosso Evangelho. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

São Carlos Borromeu, rogai por nós.