santo do dia São Boaventura

São Boaventura

São Boaventura nasceu no ano 1218, em Viterbo, na Itália. Seu nome de batismo era João de Fidanza. Aos 20 anos ingressou no convento franciscano e recebeu o nome de Boaventura. Estudou filosofia e teologia na Universidade de Paris. Foi contemporâneo de Santo Tomás de Aquino, seu amigo e companheiro. Defendia as Ordens mendicantes, especialmente a dos Franciscanos. Como superior geral da Ordem renovou as regras, sem alterar o espírito cunhado pelo fundador. Escreveu 11 volumes teológicos, dando o o fundamento racional às verdades regidas pela fé. Como cardeal pelo Papa Gregório X, foi encarregado de organizar o Concílio de Lyon, em 1273.

Morreu em 15 de julho de 1274, em Lyon, na França. Foi canonizado em 1482 e recebeu o honroso título de doutor da Igreja.

– No mesmo dia celebramos: São Vladimir de Kiev e Bem-aventurado Inácio de Azevedo e companheiros.

Oração

Senhor Jesus, fazei que minha alma tenha fome de Vós, Pão dos anjos, Alimento das almas santas, Pão nosso de cada dia, cheio de força, de toda a doçura e sabor, e de todo o suave deleite. Ó Jesus, a quem os anjos desejam contemplar, tenha sempre o meu coração fome de Vós, e o interior de minha alma transborde com a doçura do vosso sabor; tenha sempre sede de Vós, fonte de vida, manancial de sabedoria e de ciência, rio de luz eterna, torrente de delícias, abundância da Casa de Deus. Amém.

São Boaventura , rogai por nós.