santo do dia Santo Irineu de Lyon

Santo Irineu de Lyon

Santo Irineu nasceu na ilha de Esmirna, Ásia Menor, no ano 130. Foi discípulo de São Policarpo, que havia convivido com o Apóstolo São João, o Evangelista. Tornou-se um dos mais importantes dos escritores cristãos do século II.

Ordenado bispo, foi para a França onde dedicou-se à evangelização e combateu as heresias das novas doutrinas. Obteve êxito na questão da comemoração da festa da Páscoa, unindo a Igreja do Ocidente e do Oriente numa mesma data de comemoração da ressurreição.

No ano 202, uma perseguição decretada pelo imperador Marco Aurélio na cidade de Lyon, ocasionou um grande massacre de cristãos que deram testemunho da fé. Santo Irineu morreu como mártir, no dia 28 de junho de 202.

– No mesmo dia celebramos: Santo Atílio e Santa Vicência Gerosa

Oração

Deus, nosso Pai, vós concedestes ao bispo Santo Irineu firmar a verdadeira doutrina e a paz da Igreja; pela intercessão de vosso servo, renovai em nós a fé e a caridade, para que nos apliquemos constantemente em alimentar a união e a concórdia. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Santo Irineu, rogai por nós!