santo do dia Santo Inocêncio I

Santo Inocêncio I

Santo Inocêncio I nasceu em Albano, na Itália. Foi eleito no ano 401 e governou a Igreja por 16 anos, num período dos mais difíceis para o cristianismo. Apesar de enfrentar inúmeras dificuldades, conseguiu manter a disciplina e tomou decisões litúrgicas que perduram até hoje. Estratificou em forma e conteúdo a doutrina dos sacramentos da penitência, da unção dos enfermos, do batismo e do casamento.

Morreu no dia 28 de julho de 417. Foi sepultado no cemitério de Ponciano, na Via Portuense, em Roma.

– No mesmo dia celebramos: São Nazário e São Celso

Oração

Deus eterno e todo poderoso, quiseste que Santo Inocêncio I governasse todo o vosso povo, servindo-o pela palavra e pelo exemplo. Guardai, por suas preces, os pastores de vossa Igreja e as ovelhas a eles confiadas, guiando-os no caminho da salvação. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

Santo Inocêncio I, rogai por nós.