santo do dia Santa Mônica

Santa Mônica

Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho, nasceu em Tagaste, atual Argélia, na África, no ano 331. Desde cedo dedicou sua vida a ajudar os pobres, que visitava com frequência levando o conforto por meio da Palavras de Deus. Teve uma vida muito difícil. O marido era um jovem pagão muito rude, que a maltratava. Foi mãe de três filhos. Um deles, Santo Agostinho que, antes de se converter ao cristianismo levava uma vida desregrada.

Suportava tudo em silêncio e mansidão. Por meio da oração, Santa Mônica conseguiu a conversão de seu marido e de Santo Agostinho. Santa Mônica é um exemplo de que tudo pode ser mudado pela força da oração.

Morreu em Óstia, próximo a Roma, em 27 de agosto de 387. O Papa Alexandre III confirmou o culto a Santa Mônica, em 1153, quando a proclamou Padroeira das Mães Cristãs.

Oração

Ó Santa Mônica, que pela oração e pelas lágrimas, alcançastes de Deus a conversão de Vosso filho transviado, olhai para o meu coração, amargurado pelo comportamento do meu filho desobediente, rebelde e inconformado, que tantos dissabores causou ao meu coração e a toda a família. Que Vossas orações se juntem com as minhas, a fim de que o bom Deus faça meu filho voltar ao bom caminho.

Santa Mônica, rogai por nós.