Santa Clara nasceu em Assis, na Itália, no ano 1193. Aos 19 anos, vestiu hábito franciscano e fez os votos perpétuos de pobreza, castidade e obediência, no Mosteiro Beneditino de São Paulo.
São Francisco deu às Irmãs a sua primeira forma de vida religiosa. Primeiramente, chamadas de Damianitas. Depois, como Santa Clara escolheu, de Damas Pobres e, finalmente, de Irmãs Clarissas. A partir de 1226, Santa Clara teve visões projetadas na parede da sua pequena cela. Por essas visões, que pareciam filmes projetados em uma tela, Santa Clara é considerada a Padroeira da Televisão e de todos os seus profissionais.
Depois da morte de São Francisco, Santa Clara viveu por mais 27 anos, dando continuidade à obra que iniciara com ele.
Morreu em 11 de agosto de 1253. Foi canonizada em 1254, pelo Papa Alexandre.
Oração
Creio firmemente que sabeis que o reino dos céus não é prometido e dado pelo Senhor senão aos pobres, porque, quando se ama uma coisa temporal, perde-se o fruto da caridade. Não se pode servir a Deus e às riquezas, porque ou se ama a um e se odeia às outras, ou serve-se a Deus e desprezam-se as riquezas. Não dá para ser glorioso no mundo e lá reinar com Cristo. Ajudai-nos a escolher o melhor caminho. Amém.
Santa Clara de Assis, rogai por nós.