santo do dia Nossa Senhora da Piedade

Nossa Senhora da Piedade

A devoção a Nossa Senhora da Piedade (também venerada como Nossa Senhora das Dores) teve inicio em 1221, no Mosteiro de Schönau, na Alemanha. Em 1239, a Ordem dos Servos de Maria (os Servitas), iniciou sua veneração, no dia 15 de setembro, em Florença, na Itália.

A teologia e a piedade cristã na Idade Média puseram em relevo a Paixão de Cristo e a compaixão de Maria. Assim, a devoção a Nossa Senhora da Piedade fixou, simbolicamente, nas Sete Dores, segundo outros tantos episódios narrados no Evangelho: a profecia do velho Simeão (uma espada te transpassará a alma); a fuga para o Egito; a perda de Jesus no templo aos 12 anos, durante a peregrinação a Jerusalém; a caminhada de Jesus até o Gólgota; a crucifixão; a deposição na cruz e a sepultura.

São Pio X fixou a data em 15 de setembro, e o novo calendário litúrgico conservou-a com a denominação de Nossa Senhora das Dores (Nossa Senhora da Piedade).

– No mesmo dia celebramos: Beato Antonio Maria Schwartz

Oração

Ó Mãe de Jesus e nossa Mãe, Senhora das Dores, nós vos contemplamos pela fé, aos pés da cruz, tendo nos braços o corpo sem vida do Vosso Filho. Uma espada de dor transpassou Vossa alma como predissera Simeão. Vós sois a Mãe das Dores. E continuais a sofrer as dores do nosso povo, porque sois Mãe companheira, peregrina e solidária.

Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!