santo do dia João Gabriel Perboyre

João Gabriel Perboyre

São João Gabriel Perboyre nasceu em 5 de janeiro de 1802, em Mongesty, na França, numa família de agricultores, numerosa e profundamente cristã. Era muito piedoso e demonstrou sua vocação religiosa desde a infância. Em 1826 recebeu a ordenação sacerdotal na Congregação da Missão fundada por São Vicente de Paulo.

Em 1835, quando partiu para missão em Macau, na China, deixou registrado: “Eis-me aqui. Bendito o Senhor que me guiou e trouxe”. Na Missão, estudou o idioma e os costumes e seguiu para ser missionário nas dioceses Ho-Nan e Hou-Pé.

A presença de estrangeiros no país era proibida. Em 1839 foi denunciado e preso, ficando um ano no cativeiro.

Morreu em 11 de setembro de 1840. Foi beatificado em 1889. O Papa João Paulo II o canonizou em 1996.

– No mesmo dia celebramos: Santo Higino e São Pafnúncio

Oração

Deus eterno e todo-poderoso, que destes a Beato João Gabriel Perboyre a graça de lutar pela justiça até a morte, concedei-nos, por sua intercessão, suportar por vosso amor as adversidades, e correr ao encontro de vós que sois a nossa vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

São João Gabriel Perboyre, rogai por nós.