santo do dia Bem-aventurado Frederico Ozanam

Bem-aventurado Frederico Ozanam

Nascido na Itália, em 23 de abril de 1813, o beato Frederico Ozanam, fundador da Sociedade São Vicente de Paulo, passou sua vida na França. Fez do cristianismo um ideal de vida.  Voltou-se para os pobres e norteou a sua vida no sentido de servi-los, a exemplo de seu pai e dos ensinamentos de Jesus Cristo.

Em 1833, fundou a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), uma instituição católica de leigos para dar abrigo e assistência aos pobres e aos excluídos. Por esta visão humanitária e democrática da fé cristã ele é considerado precursor da doutrina social da Igreja.

Frederico Ozanam se casou em 1841 e teve uma filha. Sua vida matrimonial continuou a testemunhar o amor a Cristo. Difundiu sua obra por toda a Europa.

Morreu em 8 de setembro de 1853, em Marselha, França.

– No mesmo dia celebramos: São Tomás de Vilanova e São Sérgio I

Oração

Deus fiel, te agradecemos por ter inspirado o Beato Frederico Ozanam e seus companheiros na criação da Sociedade de São Vicente de Paulo. Deus de amor, te pedimos que nos ajudes a preservar e perpetuar, em sua autenticidade original, o espírito e a visão do Beato Frederico para nos guiar na busca de seu sonho: “abraçar o mundo em uma rede de Caridade”. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Bem-aventurado Frederico Ozanam, rogai por nós.