santo do dia São João Nepomuceno

São João Nepomuceno

João Nepomuceno nasceu por volta de 1330, em Pomuk, vilarejo nas proximidades de Praga. De família pobre, nasceu quando quando seus pais já estavam em idade avançada. Daí ser “João” o seu nome, em alusão a São João Batista que também nascera quando Isabel já era idosa.

Estudou na universidade de Praga, onde se formou em Direito Canônico e doutorou-se em Teologia. Ordenado sacerdote, sua grande elouquência o levou à corte, onde tornou-se capelão e confessor. A própria rainha e imperatriz Joana tomou-o como diretor espiritual.

O rei, porém, querendo arrancar-lhe um segredo de confissão referente a sua esposa, mandou torturá-lo. Como continuou firme em seu voto do segredo da confissão, foi lançado nas águas do rio Moldava. Seu corpo foi descoberto e recebeu digna sepultura na Igreja de Santa Cruz.

Oração

Oh! Glorioso e invicto mártir São João Nepomunceno. Comunicai-nos uma centelha das virtudes preservadas e da viva fé, que na coragem enfrentastes as iníquas pretensões humanas e soubestes reservar na humildade e no silêncio o segredo da confissão. Concedei-nos por seu exemplo e intercessão a graça do bom uso de nossa língua e sejamos pelos méritos divinos, enumerados entre os eleitos.

Amém!