meu dia em oração
A vocês foi dado conhecer os mistérios do Reino
As manifestações do Senhor sobre o monte, em meio a fogo, fumaça e tremores de terra, criaram a expectativa de um Messias nacionalista e poderoso. O Cristo Jesus, manso e humilde, trouxe a novidade do Reino de Amor e Paz para acolher todos os povos.
Salmo ou Hino
Os três glorificavam a Deus dentro da fornalha: «Bendito és tu, Senhor, Deus de nossos pais; a ti, glória e louvor para sempre. Bendito é o teu nome santo e glorioso; a ele, glória e louvor para sempre. Bendito és tu em teu Templo santo e glorioso; a ti, glória e louvor para sempre. Bendito és tu no trono do teu reino; a ti, glória e louvor para sempre.» (Dn 3,52-56)
1ª Leitura
Três meses depois de sair do Egito, os filhos de Israel chegaram ao deserto do Sinai: partindo de Rafidim, chegaram ao deserto do Sinai e acamparam no deserto, diante da montanha. Javé disse a Moisés: «Vou me aproximar de você numa nuvem espessa, para que o povo possa ouvir o que eu falo com você e acredite sempre em você». E Moisés transmitiu a Javé tudo o que o povo tinha dito. Javé disse a Moisés: «Volte para o povo e purifique-o hoje e amanhã: que lavem suas roupas, e estejam preparados para depois de amanhã, porque Javé descerá depois de amanhã sobre a montanha do Sinai à vista de todo o povo. Três dias depois, pela manhã, houve trovões e relâmpagos e uma nuvem espessa desceu sobre a montanha, enquanto o toque da trombeta soava fortemente. O povo que estava no acampamento começou a tremer. Então Moisés tirou o povo do acampamento para receber Deus. E eles se colocaram ao pé da montanha. Toda a montanha do Sinai fumegava, porque Javé tinha descido sobre ela no fogo; a fumaça subia, como fumaça de fornalha. E a montanha toda estremecia. O som da trombeta aumentava cada vez mais, enquanto Moisés falava e Deus lhe respondia com o trovão. Javé desceu no topo da montanha do Sinai e chamou Moisés lá para o alto. (Ex 19,1-2.9-11.16-20b)
Evangelho do dia
Os discípulos aproximaram-se e perguntaram a Jesus: «Por que usas parábolas para falar com eles?» Jesus respondeu: «Porque a vocês foi dado conhecer os mistérios do Reino do Céu, mas a eles, não. Pois, a quem tem, será dado ainda mais, será dado em abundância; mas daquele que não tem, será tirado até o pouco que tem. É por isso que eu uso parábolas para falar com eles: assim eles olham e não veem, ouvem e não escutam nem compreendem. Desse modo se cumpre para eles a profecia de Isaías: ‘É certo que vocês ouvirão, porém nada compreenderão. É certo que vocês enxergarão, porém nada verão. Porque o coração desse povo se tornou insensível. Eles são duros de ouvido e fecharam os olhos, para não ver com os olhos, e não ouvir com os ouvidos, não compreender com o coração e não se converter. Assim eles não podem ser curados’. Vocês, porém, são felizes, porque seus olhos veem e seus ouvidos ouvem. Eu garanto a vocês: muitos profetas e justos desejaram ver o que vocês estão vendo, e não puderam ver; desejaram ouvir o que vocês estão ouvindo, e não puderam ouvir.» (Mt 13,10-17)
Vivendo a Palavra
Parábola pede a participação ativa do ouvinte. Diante de uma parábola, nós devemos mergulhar no termo conhecido da comparação e ‘adivinhar’ a qualidade daquilo que queremos conhecer. A partir do poder de germinação do grão da mostarda no seio da terra, nós imaginamos o crescimento da semente do Reino dentro de nós.
Oração Final
Pai Santo, envia teu Espírito sobre nós! Dá-nos ouvidos capazes de ouvir, olhos capazes de enxergar e coração capaz de compreender o exemplo de vida e as parábolas do Evangelho proclamado pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.