meu dia em oração
Vamos viver o amor que nos une aos irmãos, o amor de Cristo
Em sua Carta, Paulo, em tom paternal e estimulante, lembra a Timóteo que Jesus ressuscitou e esse é o seu Evangelho – a sua Boa Notícia. «Por Ele eu sofro, mas a Palavra de Deus não é prisioneira. Se com Ele morremos, com Ele viveremos; se com Ele sofremos, com Ele reinaremos».
1ª Leitura
Lembre-se de que Jesus Cristo, descendente de Davi, ressuscitou dos mortos. Esse é o meu Evangelho e por causa do qual eu sofro, a ponto de estar acorrentado como um malfeitor. Mas a Palavra de Deus não está algemada. É por isso que tudo suporto por causa dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Jesus Cristo, com a glória eterna. Estas palavras são certas: Se com Ele morremos, com Ele viveremos; se com Ele sofremos, com Ele reinaremos. Se nós O renegamos, também Ele nos renegará. Mesmo se Lhe formos infiéis, Ele permanece fiel, pois não pode renegar a Si mesmo. Lembre-se dessas coisas, testemunhando diante de Deus que é preciso evitar as discussões inúteis, que não servem para nada, a não ser para a perdição dos que as ouvem. Procure apresentar-se a Deus como homem digno de aprovação, como trabalhador que não tem do que se envergonhar e que distribui com retidão a Palavra da Verdade. (2Tm 2,8-15)
Salmo ou Hino
A Ti, Senhor, elevo a minha alma. Em Ti confio, meu Deus. Senhor, lembra-Te da tua compaixão e do teu amor, que existem desde sempre. As veredas do Senhor são todas amor e verdade, para os que guardam sua Aliança e seus Preceitos. O segredo do Senhor se revela para aqueles que O temem, e Ele lhes dá a conhecer a sua Aliança. Guarda-me a Vida! Liberta-me! Que eu não fique envergonhado por abrigar-me em Ti! (Sl 25,4-5ab.8-10.14)
Evangelho do dia
Um doutor da Lei estava aí, e ouviu a discussão. Vendo que Jesus tinha respondido bem, aproximou-se dele e perguntou: «Qual é o primeiro de todos os mandamentos?» Jesus respondeu: «O primeiro mandamento é este: Ouça, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor! E ame ao Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, com todo o seu entendimento e com toda a sua força. O segundo mandamento é este: Ame ao seu próximo como a si mesmo. Não existe outro mandamento mais importante do que esses dois.» O doutor da Lei disse a Jesus: «Muito bem, Mestre! Como disseste, o Senhor é, na verdade, o único Deus, e não existe outro além dele. E amá-Lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo, é melhor do que todos os holocaustos e do que todos os sacrifícios.» Jesus viu que o doutor da Lei tinha respondido com inteligência, e disse: «Você não está longe do Reino de Deus.» E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus. (Mc 12,28b-34)
Vivendo a Palavra
Jesus ensina ao doutor da Lei (e a nós, a sua Igreja de hoje) que o verdadeiro Amor a Deus e, de modo semelhante, o amor ao Próximo, deve envolver todas as dimensões do nosso ser: o espírito, a razão, as emoções e as forças do corpo. Diante de Deus, dos Irmãos e de nós mesmos, não podemos estar divididos, dispersos, mas devemos viver sempre a nossa inteireza, a nossa unidade.
Oração Final
Pai misericordioso, que nos criaste à tua imagem e semelhança, ajuda-nos a viver nossa Unidade pessoal para que o amor que dedicamos a Ti e se mostra no amor que nos une aos irmãos, não discrimine ninguém, seja espontâneo, gratuito, livre e libertador. Pois era assim o Amor que viveu Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.