meu dia em oração
Transfiguração do Senhor: “Este é o meu Filho amado!”
De fato, não tiramos de fábulas complicadas o que lhes ensinamos sobre o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Pelo contrário, falamos porque fomos testemunhas oculares da majestade dele. Pois Ele recebeu de Deus Pai a honra e a glória, quando uma Voz vinda da sua Glória lhe disse: «Este é o meu Filho amado: nele encontro o meu agrado.» Esta Voz veio do Céu, e nós próprios A ouvimos quando estávamos com Ele no monte santo. Por isso, acreditamos com mais firmeza na palavra dos profetas. E vocês fazem bem considerando-a como Luz que brilha em lugar escuro, até o dia quando a estrela da manhã brilhar em seus corações. (2Pd 1,16-19)
1ª Leitura
Eu continuava olhando: alguns tronos foram instalados e um Ancião se assentou, vestido de veste branca como a neve, cabelos claros como a lã. O seu trono era como labaredas de fogo, com rodas de fogo em brasa. Um rio de fogo brotava da frente dele. Milhares e milhares O serviam e milhões estavam às suas ordens. Começou a sessão e os livros foram abertos. Em imagens noturnas, tive esta visão: entre as nuvens do céu vinha alguém como um Filho de Homem. Chegou até perto do Ancião e foi levado à sua presença. Foi-lhe dado Poder, Glória e Reino, e todos os povos, nações e línguas O serviram. O seu Poder é um Poder eterno, que nunca Lhe será tirado. E o seu Reino é tal que jamais será destruído. (Dn 7,9-10.13-14)
Salmo ou Hino
O Senhor é Rei! A terra exulta! trevas e nuvens O envolvem, Justiça e Direito sustentam o seu Trono. O Céu anuncia a sua Justiça, e os povos todos contemplam a sua Glória. Sião ouve e se alegra, e as cidades de Judá exultam por tuas Sentenças, ó Senhor. A Luz se levanta para o justo, e a Alegria para os corações retos. Justos, alegrem-se com o Senhor e celebrem sua Memória Santa! (Sl 97)
Evangelho do dia
Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, os irmãos Tiago e João, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E se transfigurou diante deles: o seu rosto brilhou como o sol, e as suas roupas ficaram brancas como a luz. Nisso lhes apareceram Moisés e Elias, conversando com Jesus. Então Pedro tomou a palavra, e disse a Jesus: «Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para Ti, outra para Moisés, e outra para Elias.» Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra, e da nuvem saiu uma voz que dizia: «Este é o meu Filho amado, que muito me agrada. Escutem o que Ele diz.» Quando ouviram isso, os discípulos ficaram muito assustados, e caíram com o rosto por terra. Jesus se aproximou, tocou neles e disse: «Levantem-se, e não tenham medo.» Os discípulos ergueram os olhos, e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. Ao descerem da montanha, Jesus ordenou-lhes: «Não contem a ninguém essa visão, até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos.» (Mt 17,1-9)
Vivendo a Palavra
Diante da grandiosa manifestação da divindade de Jesus Cristo, o Filho do Homem antevisto pelo profeta Daniel, parece natural que os Apóstolos quisessem construir tendas e permanecer ali. Mas era preciso descer da montanha para cumprir a missão. Hoje, também nós somos tentados a construir tendas em ‘montes sagrados’, mas o nosso lugar é junto dos irmãos de caminhada pelos campos do mundo.
Oração Final
Pai que tanto queremos adorar, também nós nos extasiamos diante do Mistério de Jesus Eucarístico, encantados com sua Glória. Dá-nos a consciência de nossa sublime missão: receber o próprio Corpo de Cristo – fazendo-nos um com Ele, – não para possuí-Lo, mas para leva-Lo aos irmãos, até onde a nossa presença os possa alcançar, com o testemunho de uma existência que exale Amor e compaixão. Por Jesus, o Cristo teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.