meu dia em oração
Sejamos cuidadosos com o próximo e generosos na partilha
Desaparecidos os Patriarcas, o povo se esquece do Senhor e passa a adorar os ídolos dos povos vizinhos. O Senhor envia, então, Juízes para reconduzi-los à Lei de Moisés. Mas a fidelidade durava pouco: tão logo morria um Juiz, o povo voltava à idolatria.
1ª Leitura
Então os israelitas fizeram o que o Senhor reprova: prestaram culto aos ídolos, abandonando o Senhor, Deus de seus antepassados, que os tinha tirado do Egito. Foram atrás de outros deuses, deuses de povos vizinhos, e os adoraram, provocando o Senhor. Abandonaram o Senhor e prestaram culto a Baal e a Astarte. A ira do Senhor se inflamou então contra Israel, e Ele os entregou ao poder de assaltantes, que os despojaram e venderam aos inimigos vizinhos, de modo que os israelitas já não conseguiam resistir. Em qualquer coisa que realizavam, a mão do Senhor estava contra eles, exatamente como o Senhor lhes tinha dito e jurado. E chegaram a uma situação desesperadora. Então o Senhor fez surgir juízes que os libertavam dos assaltantes. No entanto, eles não davam ouvidos nem mesmo aos juízes. Pelo contrário, prostituíam-se com outros deuses e prostravam-se diante deles. Bem depressa se afastaram do caminho seguido pelos antepassados, que haviam obedecido aos mandamentos do Senhor. Eles, porém, não agiram da mesma forma. Quando Senhor lhes fazia surgir juízes, o Senhor estava com o juiz e os libertava dos inimigos durante toda a vida do juiz. Porque o Senhor se compadecia dos gemidos deles frente à tirania dos opressores. No entanto, logo que o juiz morria, eles tornavam a corromper-se mais ainda que seus antepassados, seguindo outros deuses, aos quais prestavam culto e diante deles se prostravam. Não desistiam de suas práticas, nem de sua conduta obstinada. (Jz 2,11-19)
Salmo ou Hino
Senhor, lembra-te de mim, por amor do teu povo, Eles se misturaram com as nações e os costumes delas. Adoraram ídolos. Sacrificaram aos demônios seus filhos e filhas. O Senhor se inflamou contra seu povo, e rejeitou sua herança. Quantas vezes Ele os livrou! Mas eles pereciam por causa da injustiça. Ele, porém, viu a angústia e ouviu seus gritos. (Sl 106,4a.34-37.39-40.43-44)
Evangelho do dia
Um jovem se aproximou, e disse a Jesus: «Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?» Jesus respondeu: «Por que você me pergunta sobre o que é bom? Um só é o bom. Se você quer entrar para a Vida, guarde os mandamentos.» O homem perguntou: «Quais mandamentos?» Jesus respondeu: «Não mate; não cometa adultério; não roube; não levante falso testemunho; honre seu pai e sua mãe; e ame seu próximo como a si mesmo.» O jovem disse a Jesus: «Tenho observado todas essas coisas. O que é que ainda me falta fazer?» Jesus respondeu: «Se você quer ser perfeito, vá, venda tudo o que tem, dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois venha, e Me siga.» Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. (Mt 19,16-22)
Vivendo a Palavra
Não basta a boa intenção. Nós precisamos levar a nossa vida seguindo o modelo das relações vividas por Jesus de Nazaré: relação com nós mesmos (de sobriedade), com o próximo (de compaixão), com a natureza (de cuidado) e com o Pai Misericordioso (de gratidão). Nisto se resume toda a Lei e os Profetas. Esta é a estrada da santidade.
Oração Final
Pai Santo, o nosso amor aos irmãos deve se manifestar na forma de ajuda eficaz em suas dificuldades. Que sejamos cuidadosos com o próximo, generosos na partilha dos bens e talentos com que nos cumulaste, e agradecidos a Ti, amado Pai, sobretudo pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez um de nós e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.