meu dia em oração
São José Operário: exemplo de fé simples e humilde
Então Deus disse: «Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele domine os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos, todas as feras e répteis». E Deus criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus Ele o criou; e os criou homem e mulher. E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo era muito bom. Houve uma tarde e uma manhã: foi o sexto dia. No sétimo dia, Deus terminou todo o seu trabalho. Deus então abençoou e santificou o sétimo dia, porque foi nesse dia que Ele descansou de seu trabalho criador. (Gn 1,26-2,3)
1ª Leitura
E acima de tudo, vistam-se com o Amor, que é o laço da perfeição. Que a Paz de Cristo reine no coração de vocês. Para essa Paz vocês foram chamados, como membros de um mesmo corpo. Sejam também agradecidos. E tudo o que vocês fizerem através de palavras ou ações, façam-no em Nome do Senhor Jesus, dando graças a Deus Pai por meio dele. Tudo o que vocês fizerem façam de coração, como quem obedece ao Senhor e não aos homens. Fiquem certos de que receberão do Senhor a herança como recompensa. O Senhor, a quem vocês servem, é Cristo. (Cl 3,14-15.17.23-24)
Salmo ou Hino
Senhor, Tu foste o nosso refúgio de geração em geração. Mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem, uma vigília dentro da noite. Setenta anos é o tempo da nossa vida, oitenta anos, se ela for vigorosa. E a maior parte deles é fadiga inútil, pois passam depressa, e nós voamos. Ensina-nos a contar os nossos anos, para que tenhamos coração sensato! Que os teus servos vejam a tua obra, e os filhos deles, o teu esplendor. Que a bondade do Senhor venha sobre nós e confirme a obra de nossas mãos. (Sl 90,2-4.12-14.16.17c)
Evangelho do dia
Jesus voltou para a sua terra. Ensinava as pessoas na sinagoga, de modo que ficavam admiradas. Diziam: «De onde vêm essa sabedoria e esses milagres? Esse homem não é o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? E suas irmãs, não moram conosco? Então, de onde vem tudo isso?» E ficaram escandalizados por causa de Jesus. Mas Jesus disse: «Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família.» E Jesus não fez muitos milagres aí, por causa da falta de fé deles. (Mt 13,54-58)
Vivendo a Palavra
O Evangelho de hoje fala da simplicidade e do despojamento da família de Nazaré. Como poderia desse ambiente modesto e humilde sair tanta sabedoria? Esta é justamente a lição que Jesus veio nos ensinar: a verdadeira sabedoria do Reino de Deus consiste em nos tornarmos crianças, resgatando o brilho nos olhos e a inocência no coração para acolher a Novidade: o Pai Misericordioso.
Oração Final
Pai Santo, ensina-nos a seguir o Caminho, a Verdade e a Vida. Que o teu Espírito, presente em nós, nos leve a buscar a fé simples e humilde do carpinteiro José, a esperança confiante e corajosa de Maria (a menina que Tu amaste e escolheste) e o carinho compassivo e fraterno com que nos cercou o Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão em Jesus de Nazaré e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.