meu dia em oração
Quem carrega sua cruz, é meu discípulo
Quem pode conhecer a Vontade de Deus? Quem poderá conhecer teu Projeto, se Tu não lhe deres Sabedoria, enviando o teu Espírito Santo? Somente assim os homens aprenderam aquilo que Te agrada. Eles foram salvos por meio da sabedoria. (Sb 9,13-18)
1ª Leitura
Quem faz este pedido sou eu, o velho Paulo, agora também prisioneiro de Jesus Cristo. Peço-lhe em favor de Onésimo, o filho que eu gerei na prisão. Eu o mando de volta para você; ele é como se fosse meu próprio coração. Gostaria que ele tivesse ficado comigo para me servir substituindo você, enquanto estou preso por causa do Evangelho. Eu, porém, não quis fazer nada sem que você desse o seu consentimento. Não quero que a sua bondade seja forçada, mas espontânea. Talvez Onésimo tenha sido afastado de você por algum tempo, para que você o tenha de volta para sempre. Agora você o terá, não mais como escravo, mas muito mais do que escravo: você o terá como irmão querido; ele é querido para mim, e o será muito mais para você, seja como homem, seja como cristão. Assim, se você me considera como irmão na fé, receba Onésimo como se fosse eu mesmo. (Fm 9b-10;12-17)
Salmo ou Hino
Senhor, tu foste o nosso refúgio de geração em geração. Mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem, que passou. Tu os semeias ano por ano, como erva que se renova. Ensina-nos a contar os nossos anos, para que tenhamos coração sensato! Sacia-nos com o teu Amor pela manhã, e nossa vida será júbilo e alegria. (Sl 90,1.3-6.12-14.17)
Evangelho do dia
Grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, Ele disse: «Se alguém vem a Mim, e não dá preferência mais a Mim que ao seu pai, à sua mãe, à mulher, aos filhos, aos irmãos, às irmãs, e até mesmo à sua própria vida, esse não pode ser meu discípulo. Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de Mim, não pode ser meu discípulo. De fato, se alguém de vocês quer construir uma torre, será que não vai primeiro sentar-se e calcular os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, lançará o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso, começarão a caçoar, dizendo: ‘Esse homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’ Ou ainda: Se um rei pretende sair para guerrear contra outro, será que não vai sentar-se primeiro e examinar bem, se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? Se ele vê que não pode, envia mensageiros para negociar as condições de paz, enquanto o outro rei ainda está longe. Do mesmo modo, portanto, qualquer de vocês, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo.» (Lc 14,25-33)
Vivendo a Palavra
Nosso Mestre não propõe um amor menor aos nossos parentes. Ao contrário, amando o Cristo, estaremos amando nele e com Ele toda a Criação e a Humanidade – aí incluídos os parentes e a nossa própria vida – com o Amor purificado de interesses, de discriminações, de egoísmo e de cobranças de reconhecimento: o mesmo Amor de Jesus.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos grandeza d’alma para nos entregarmos inteiramente ao seguimento do Cristo. Assim seremos, para os irmãos, testemunhas alegres e confiantes, saboreando desde agora os sinais do teu Reino, em que – falo com Esperança! – viveremos um dia em plenitude, unidos ao Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.