meu dia em oração
Pai Santo, que a nossa fé em teu Amor se manifeste aos irmãos
O salmo hoje pode ser lido como a oração de Ló, diante da devassidão reinante em Sodoma, sua cidade, e que foi ouvida pelo Senhor, conforme a leitura do Gênesis. É uma mensagem de esperança para os dias atuais, tomados pela corrupção dos costumes.
1ª Leitura
Ao raiar da aurora, os anjos insistiram com Ló, dizendo: «Levante-se, tome sua mulher e suas duas filhas que aqui se encontram, para que não pereçam no castigo da cidade». Como Ló não se decidisse, os visitantes o tomaram pela mão, junto com a mulher e as duas filhas, pois o Senhor tinha compaixão dele. Eles o fizeram sair e o deixaram fora da cidade. Quando estavam fora, um deles disse: «Procure salvar-se, e não olhe para trás. Não pare em lugar nenhum da planície; fuja para a montanha, para não morrer». Ló respondeu: «Não, meu Senhor. Teu servo encontrou graça a teus olhos, e mostraste grande misericórdia por mim, salvando-me a vida. Mas eu receio que não poderei salvar-me na montanha antes que a calamidade me atinja e eu morra. Vê! Aqui perto há uma pequena cidade, onde posso refugiar-me e escapar do perigo. Permite que eu vá para lá. Como a cidade é pequena, aí eu estarei a salvo». Ele respondeu: «Concedo o que você está pedindo: não destruirei a cidade da qual você está falando. Depressa, fuja para lá, porque nada posso fazer enquanto você não chegar lá». É por isso que se deu a essa cidade o nome de Segor. O sol estava nascendo quando Ló chegou a Segor. Então o Senhor fez chover do céu enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra; destruiu essas cidades e toda a planície, com os habitantes das cidades e a vegetação do solo. A mulher de Ló olhou para trás e se transformou numa estátua de sal. Abraão levantou-se de madrugada e foi ao lugar onde estivera com o Senhor. Olhou para Sodoma, para Gomorra e para toda a planície, e viu a fumaça subir da terra, como a fumaça de uma fornalha. Assim, ao destruir as cidades da planície, Deus se lembrou de Abraão, e retirou Ló do meio da catástrofe, quando arrasou as cidades onde Ló habitava. (Gn 19,15-29)
Salmo ou Hino
Faze-me justiça, Senhor. Examina-me, e coloca-me à prova, depura meus rins e meu coração: eu ando na tua fidelidade. Não me ajuntes com pecadores, nem minha vida com assassinos: eles têm a infâmia nas mãos, a direita deles está cheia de subornos. Quanto a mim, eu ando na integridade. Resgata-me, tem piedade de mim! Meu pé está firme no caminho reto. (Sl 26,2-3.9-12)
Evangelho do dia
Então Jesus entrou na barca, e seus discípulos O acompanharam. E eis que houve grande agitação no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, estava dormindo. Os discípulos se aproximaram e O acordaram, dizendo: «Senhor, salva-nos, porque estamos afundando!» Jesus respondeu: «Por que vocês têm medo, homens de pouca fé?» E, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e tudo ficou calmo. Os homens ficaram admirados e disseram: «Quem é esse Homem, a quem até o vento e o mar obedecem?» (Mt 8,23-27)
Vivendo a Palavra
Discípulos de Jesus, nós não somos retirados do mundo, mas estamos inseridos nele e, como todos os seres humanos, estamos sujeitos às alegrias e dores naturais. Diferente e especial deve ser a nossa reação diante dos inevitáveis da vida: devemos aceitá-los, vivê-los plenamente, e sentir neles os sinais da presença amorosa do Pai que é rico em misericórdia.
Oração Final
Pai Santo, que a nossa fé em teu Amor se manifeste aos irmãos como firme confiança na tua proteção; na coragem para percorrer os trechos mais difíceis da nossa caminhada; e na solidariedade para com todos os seres desta terra encantada que nos emprestas para ser cuidada, desfrutada e partilhada fraternalmente. Por Jesus, o Cristo teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.