meu dia em oração
Para Jesus, não deve haver marginalizados
O Livro de Samuel recorda a vitória do jovem Davi contra Golias, o poderoso filisteu. Mais um sinal de que o poder de Israel não estava na força das armas, mas na bênção do Senhor. A mesma bênção que Jesus veio nos trazer em nome do Pai Misericordioso.
1ª Leitura
Davi disse a Saul: «Ninguém deve ficar desanimado. Este seu servo irá lutar com o tal filisteu!» Saul respondeu a Davi: «Você não pode lutar com o filisteu! Você é apenas um rapaz! Ele é guerreiro desde a juventude!» E Davi acrescentou: «Javé me livrou das garras do leão e do urso. Ele me livrará também das mãos desse filisteu». Então Saul lhe disse: «Vá. E que Javé esteja com você!» pegou o cajado, escolheu cinco pedras bem lisas no riacho e as colocou no seu bornal. Depois pegou a funda e foi ao encontro do filisteu. O filisteu, tendo na frente o escudeiro, foi se aproximando cada vez mais de Davi. Olhou Davi de alto a baixo e o desprezou, porque era jovem. Além disso, ruivo e de bela aparência. O filisteu disse a Davi: «Será que sou um cão, para você vir ao meu encontro com um pedaço de pau?» Depois invocou seus deuses para amaldiçoar Davi. E disse: «Venha cá. Vou dar sua carne para as aves do céu e os animais do campo!» Mas Davi replicou: «Você vem contra mim armado de espada, lança e escudo. E eu vou contra você em nome de Javé dos exércitos, o Deus de Israel, que você desafiou. Hoje mesmo Javé entregará você em minhas mãos: vou ferir você e arrancarei a sua cabeça; hoje mesmo vou entregar seu cadáver e os cadáveres do exército dos filisteus para as aves do céu e os animais do campo. Desse modo, toda a terra saberá que existe um Deus em Israel. Toda essa multidão saberá que não é com espada e lança que Javé sai vitorioso, porque se trata de uma guerra de Javé, e ele entregará vocês em nossas mãos». Enquanto o filisteu se aprumava e se aproximava de Davi pouco a pouco, Davi correu depressa para se posicionar e enfrentar o filisteu. Davi enfiou a mão no bornal, pegou uma pedra, atirou-a com a funda e acertou na testa do filisteu. A pedra afundou na testa do filisteu, que caiu de bruços no chão. Assim Davi foi mais forte que o filisteu, apenas com uma funda e uma pedra: sem espada na mão, feriu e matou o filisteu. Davi correu, parou diante do filisteu, pegou a espada dele, a desembainhou e com ela acabou de matá-lo, cortando-lhe a cabeça. Quando os filisteus viram morto o herói deles, bateram em retirada. (1Sm 17,32-33.37.40-51)
Salmo ou Hino
Seja bendito Senhor, meu rochedo. Senhor, o que é o homem para que o conheças, para que o leves em conta? O homem é como sopro, e seus dias como sombra que passa. Ó Deus, eu cantarei para ti um cântico novo. Sejam nossos filhos como plantas, crescidos desde a adolescência. Feliz o povo onde isso acontece. Feliz o povo cujo Deus é o Senhor! (Sl 144,1-2.9-10)
Evangelho do dia
Jesus entrou de novo na sinagoga, onde estava um homem com a mão seca. Havia aí algumas pessoas espiando, para verem se Jesus ia curá-lo em dia de sábado, e assim poderem acusá-lo. Jesus disse ao homem da mão seca: «Levante-se e fique no meio.» Depois perguntou aos outros: «O que é que a Lei permite no sábado: fazer o bem ou fazer o mal, salvar uma vida ou matá-la?» Mas eles não disseram nada. Jesus então olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eles eram duros de coração. Depois disse ao homem: «Estenda a mão.» O homem estendeu a mão e ela ficou boa. Logo depois, os fariseus saíram da sinagoga e, junto com alguns do partido de Herodes, faziam um plano para matar Jesus. (Mc 3,1-6)
Vivendo a Palavra
Marcos conta que Jesus se encheu de ira e tristeza. Ele era humano como nós. Por isto, assim como Ele, nós temos a oportunidade de nos encher de ira e tristeza diante da marginalização em que se encontram tantos irmãos. Como Jesus, vamos convidá-los a sair da periferia, trazê-los para o centro e pedir-lhes que estendam a mão, confiantes de que a sua e também a nossa cura virão pela fé.
Oração Final
Pai Santo, ensina-nos o jeito livre e confiante de Jesus. Que saibamos seguir Sua simplicidade na convivência fraterna, compassiva e misericordiosa. Ele jamais se atribuía virtudes, mas em cada cura afirmava que “- a tua fé te salvou”. Faz-nos mensageiros do teu Amor e da tua Salvação. Pelo mesmo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.