meu dia em oração
Pai, cheio de misericórdia, firma a nossa Esperança em Cristo Jesus
A profecia de Miqueias contra os que tramam o mal ecoa no Evangelho, onde os fariseus fazem planos para matar Jesus. Mas, enquanto no Primeiro Testamento o Profeta prevê, em nome de Senhor, um tempo de desgraça para os injustos, o Mestre da Galileia ‘curou a todos’! Era a Lei do Amor, levada à sua plenitude.
1ª Leitura
Ai daqueles que, deitados na cama, ficam planejando a injustiça e tramando o mal! É só o dia amanhecer, já o executam, porque têm o poder em suas mãos. Cobiçam campos, e os roubam; querem uma casa, e a tomam. Assim oprimem ao homem e à sua família, ao proprietário e à sua herança. É por isso que assim diz o Senhor: Vejam! Estou planejando contra esta gente uma desgraça, da qual não poderão esconder o pescoço, nem poderão andar de cabeça erguida. Será um tempo de desgraça. Nesse dia, vão zombar de vocês, cantando esta lamentação: «Fomos completamente saqueados, a herança do meu povo foi dada a outro; quem irá devolvê-la? Os invasores é que sorteiam nossos campos». Por isso, você não terá quem sorteie os lotes na assembleia do Senhor. (Mq 2,1-5)
Salmo ou Hino
Senhor, por que ficas longe e Te escondes no tempo da angústia? A soberba do injusto persegue o infeliz. «Deus não existe!» – é tudo o que pensa. Tuas Normas estão longe da mente dele. E pensa: «Eu sou inabalável! Jamais cairei na desgraça». Levanta-Te, Senhor! Ergue a tua mão! Não Te esqueças dos pobres! Mas Tu vês a fadiga e o sofrimento, e observas para tomá-los na mão. O Senhor é Rei eternamente. Os pagãos desapareceram. Senhor, Tu ouves o desejo dos pobres, fazendo justiça ao órfão e ao oprimido. (Sl 10,1-5.7-8.12b.14)
Evangelho do dia
Logo depois, os fariseus saíram e fizeram um plano para matar Jesus. Jesus soube disso, e foi embora desse lugar. Numerosas multidões O seguiram, e Ele curou a todos. Jesus ordenou que não dissessem quem Ele era. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: «Eis aqui o meu Servo, que escolhi; o meu Amado, no qual minha Alma se compraz. Colocarei sobre Ele o meu Espírito, e Ele anunciará o julgamento às nações. Não discutirá, nem gritará, e ninguém ouvirá a sua voz nas praças. Não esmagará a cana quebrada, nem apagará o pavio que ainda fumega, até que leve o julgamento à vitória. E em seu Nome as nações depositarão a sua esperança.» (Mt 12,14-21)
Vivendo a Palavra
O perfil de Jesus que Mateus busca em Isaías alimenta a esperança de seus discípulos de todos os tempos: Cordeiro de Deus, manso e humilde, não esmagará e não abandonará os irmãos já pisoteados pela injustiça humana e nem apagará a chama da fé, mesmo titubeante, até que chegue o dia da Vitória final da Vida.
Oração Final
Pai cheio de misericórdia, firma a nossa Esperança na Rocha Viva que é Jesus Cristo. Ele é o teu Filho Unigênito que se fez nosso irmão para que vivamos o Amor e O proclamemos com o testemunho de nossa vida aos homens e mulheres deste mundo e neste tempo – todos dons do teu carinho de Pai que tem entranhas maternas. Pelo mesmo Cristo Jesus, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.