meu dia em oração
Israel, converta-se para o seu Deus
Com Oseias, começam os ‘profetas menores’. Ele viveu no Reino do Norte, em um tempo de prosperidade material, mas de decadência moral, que antecedeu à queda diante dos assírios. Em sua mensagem ele exalta a ação do Senhor e denuncia a idolatria do seu povo.
1ª Leitura
Israel, converta-se para o seu Deus, pois você tropeçou na sua própria culpa. Preparem as palavras e convertam-se ao Senhor. Digam-lhe: «Perdoa toda a nossa culpa, aceita o que é bom, e te ofereceremos o fruto de nossos lábios. Não é a Assíria que nos salvará, não montaremos mais cavalos, jamais chamaremos novamente de nosso Deus a um objeto feito por nossas próprias mãos, pois é em ti, só junto de ti, que o órfão encontra compaixão». Eu vou curar a sua apostasia, vou amá-los de todo o coração, pois a minha ira se apartou deles. Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como lírio e estenderá raízes como o cedro do Líbano. Seus galhos crescerão, seu esplendor será como da oliveira e seu perfume será como do cedro do Líbano. Voltarão a sentar-se à minha sombra, farão reviver o trigo, florescerão como videiras e serão famosos como o vinho do Líbano. Efraim, que tenho eu ainda a ver com os ídolos? Sou eu que tenho uma resposta e olho para você. Sou como cipreste frondoso: o fruto de você, é de mim que ele nasce. Quem é sábio, entenda essas coisas; quem é inteligente que as compreenda, porque os caminhos do Senhor são retos; os justos caminham por eles e os maus neles tropeçam. (Os 14,2-10)
Salmo ou Hino
Ouço uma linguagem desconhecida: «Você clamou na opressão, e eu o libertei. Escondido no trovão, eu lhe respondi, e o provei nas águas de Meriba. Eu sou o Senhor seu Deus, que o tirei da terra do Egito. Ah! Se meu povo me escutasse… Eu derrotaria seus inimigos e seus opressores. Eu o alimentaria com a flor do trigo e com o mel do rochedo. (Sl 81,6c-11b.14.17)
Evangelho do dia
Um doutor da Lei, vendo que Jesus tinha respondido bem (ao saduceu), aproximou-se dele e perguntou: «Qual é o primeiro de todos os mandamentos?» Jesus respondeu: «O primeiro mandamento é este: Ouça, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor! E ame ao Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, com todo o seu entendimento e com toda a sua força. O segundo mandamento é este: Ame ao seu próximo como a si mesmo. Não existe outro mandamento mais importante do que esses dois.» O doutor da Lei disse a Jesus: «Muito bem, Mestre! Como disseste, ele é, na verdade, o único Deus, e não existe outro além dele. E amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo, é melhor do que todos os holocaustos e do que todos os sacrifícios.» Jesus viu que o doutor da Lei tinha respondido com inteligência, e disse: «Você não está longe do Reino de Deus.» E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus. (Mc 12,28b-34)
Vivendo a Palavra
O mandamento essencial – o Amor a Deus e ao próximo – envolve todo o ser: a força física, a inteligência, os sentimentos e o espírito. O Mestre nos deseja pessoas inteiras, amando os irmãos como o Pai Misericordioso ama e não como seres divididos entre desejos egoístas e preocupações com ilusões e coisas acidentais.
Oração Final
Pai Santo, mantém-nos unidos no Amor! Ajuda-nos, Pai amado, para não nos deixarmos distrair com os apelos sedutores dos tesouros que a traça rói e a ferrugem consome, mas que sejamos seguidores alegres, confiantes e fieis do Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.