meu dia em oração
O pai de família tira coisas novas e velhas
A leitura ressalta o valor dos ritos na vida. Não se trata dos gestos, das palavras, em si e por si, mas significa emprestar-lhes o sentido do louvor, da gratidão, do reconhecimento de que é a presença do Senhor que dá sentido real à nossa vida.
Salmo ou Hino
Como são desejáveis as tuas moradas, Senhor! Minha alma suspira pelos átrios do Senhor. Meu coração exulta pelo Deus vivo. Felizes os que habitam em tua casa: eles te louvam sem cessar. Felizes os que encontram em ti a sua força: Eles caminham até verem Deus em Sião. Sim, mais vale um dia em teus átrios, do que milhares em minha casa. (Sl 84,2-6a.8a.11)
1ª Leitura
Moisés fez tudo conforme Javé lhe tinha ordenado. No dia primeiro do primeiro mês do segundo ano, construíram o santuário. Moisés construiu o santuário, colocou as bases, fixou as tábuas com as travessas, e ergueu as colunas. Estendeu a tenda sobre o santuário e colocou por cima a cobertura da tenda, conforme Javé lhe tinha ordenado. Colocou o documento da aliança na arca; colocou os varais na arca e a placa de ouro em cima da arca. Introduziu a arca no santuário e colocou o véu para ocultar a arca da aliança, conforme Javé lhe tinha ordenado. Então a nuvem cobriu a tenda da reunião, e a glória de Javé encheu o santuário. Moisés não pôde entrar na tenda da reunião, porque a nuvem tinha pousado sobre ela e a glória de Javé enchia o santuário. Em todas as etapas da viagem, os filhos de Israel punham-se em movimento sempre que a nuvem se elevava acima do santuário. Mas, se a nuvem não se elevava, também eles não partiam, enquanto ela não se elevasse. De dia, a nuvem de Javé pousava sobre o santuário; e, de noite, dentro dele havia um fogo, que era visto por toda a casa de Israel, durante todo o tempo da sua viagem. (Ex 40,16-21.34-38)
Evangelho do dia
Jesus continuou: «O Reino do Céu é ainda como uma rede lançada ao mar. Ela apanha peixes de todo o tipo. Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e escolhem: os peixes bons vão para os cestos, os que não prestam são jogados fora. Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são bons. E lançarão os maus na fornalha de fogo. Aí eles vão chorar e ranger os dentes. Vocês compreenderam tudo isso?» Eles responderam: «Sim.» Então Jesus acrescentou: «E assim, todo doutor da Lei que se torna discípulo do Reino do Céu é como pai de família que tira do seu baú coisas novas e velhas.» Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, saiu desse lugar, (Mt 13,47-53)
Vivendo a Palavra
Como aquele pai de família, que tirava do seu tesouro coisas velhas e novas, também nós sejamos guardiões das nossas melhores tradições, mas não nos fechemos nelas e tenhamos a consciência de que o Espírito de Deus continua a obra maravilhosa da Criação, ‘fazendo novas todas as coisas’.
Oração Final
Pai Santo, ajuda a tua Igreja a seguir os passos de teu Filho, que nos ensinou com sua vida a estarmos inteiros no dia de hoje, no aqui e agora, sempre fiéis ao passado e à tradição, mas abertos ao Novo e conscientes de que estamos construindo o futuro. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.