meu dia em oração
Minha casa será casa de oração
Judas Macabeu sucedeu ao pai, Matatias, na luta contra a dominação estrangeira que se estabelecera com a ajuda da aristocracia judaica e visava à imposição da cultura grega ao povo. Na leitura de hoje, a restauração do culto, após uma vitória militar.
1ª Leitura
Judas e seus companheiros fizeram esta proposta: «Agora que derrotamos o inimigo, vamos purificar e consagrar o Templo». O exército inteiro se reuniu e subiu o monte Sião. Na madrugada do dia vinte e cinco do nono mês, chamado Casleu, do ano cento e quarenta e oito, ofereceram um sacrifício de acordo com a Lei, sobre o novo altar dos holocaustos que tinham construído. Exatamente no mesmo dia e mês em que os pagãos o tinham profanado, o altar foi consagrado em meio a cânticos e música ao som de cítaras, harpas e címbalos. Todo o povo se prostrou por terra, adorando e louvando a Deus, que lhes tinha dado sucesso. Celebraram a consagração do altar durante oito dias, oferecendo alegremente holocaustos com sacrifícios de comunhão e ação de graças. Enfeitaram a fachada do Templo com coroas douradas e escudos. Consagraram os portais e os aposentos, onde colocaram portas. A alegria do povo foi muito grande. Assim estava cancelada a afronta imposta pelos pagãos. Judas, com seus irmãos e toda a assembleia de Israel, determinou que se comemorasse anualmente a nova consagração do altar, com festas solenes durante oito dias, a partir do dia vinte e cinco do mês de Casleu. (1Mc 4,36-37.52-59)
Salmo ou Hino
Então Davi bendisse ao Senhor: «Bendito sejas, Deus do nosso pai Israel. A ti pertencem a grandeza, o poder, o esplendor, a majestade e a glória. A riqueza e a glória vêm de ti. E tu governas todas as coisas. Em tua mão está a força e o vigor; o poder de engrandecer e fortificar as coisas. Deus nosso, nós te agradecemos, e louvamos o teu nome glorioso.» (1Cr 29,10-12.13b)
Evangelho do dia
Jesus entrou no Templo, e começou a expulsar os que aí vendiam. E disse: «Está nas Escrituras: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vocês fizeram dela uma toca de ladrões.» Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os chefes dos sacerdotes, os doutores da Lei e os notáveis do povo procuravam jeito de matá-lo. Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado, quando ouvia Jesus falar. (Lc 19,45-48)
Vivendo a Palavra
O Templo de Jerusalém foi muitas vezes cenário da atividade messiânica de Jesus. Desde jovem, Ele o frequentou. No seu espaço proclamou a chegada do Reino do Pai, realizou sinais e, no texto de hoje, Ele o purifica dos desvios mercantilistas. O respeito à Casa do Pai é a lição a ser seguida por nós, discípulos missionários deste século 21.
Oração Final
Pai Santo, ‘o povo ficava fascinado…’ Dá-nos, também a nós, o dom do encantamento por Jesus, por suas palavras e sua vida. Queremos ouvir sua Mensagem, guardá-la no coração e torná-la viva em nossa existência. É o que te pedimos pelo mesmo Jesus, o Cristo teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.