meu dia em oração
Mestre, quando vai acontecer isso?
A Profecia de Daniel, tema da leitura, junto com o Evangelho, constroem um ambiente misterioso de futuro, dias em que não ficará pedra sobre pedra. Mas não devemos temer, pois nosso Mestre anuncia a ação misericordiosa do Pai que tem coração de mãe.
1ª Leitura
Vossa Majestade teve uma visão: Era uma grande estátua, alta e muito brilhante. Ela estava bem à frente de Vossa Majestade e tinha aparência impressionante. A cabeça da estátua era de ouro maciço, o peito e os braços eram de prata, a barriga e as coxas eram de bronze, as canelas de ferro e os pés eram parte de ferro, parte de barro. Vossa Majestade estava contemplando a estátua, quando, sem ninguém jogar, caiu uma pedra que veio bater exatamente nos pés de ferro e barro da estátua, quebrando-os. Ao mesmo tempo quebrou-se tudo o que era de ferro, de barro, de bronze, de prata e de ouro. Ficou tudo como se fosse palha no terreiro em final de colheita, palha que o vento carrega sem deixar sinal. Depois, a pedra que tinha atingido a estátua se transformou numa enorme montanha que cobriu o mundo inteiro. O sonho foi esse.
Agora, vamos dar à Vossa Majestade a interpretação. Vossa Majestade é o rei dos reis, a quem o Deus do céu concedeu o reino e o poder, o domínio e a glória. Em todo o mundo habitado ele lhe entregou os seres humanos, as feras e as aves do céu, para que Vossa Majestade domine sobre tudo isso. Assim, Vossa Majestade é a cabeça de ouro. Depois de Vossa Majestade, vai aparecer outro reino, menor que o seu; depois, um terceiro reino, o de bronze, que dominará sobre toda a terra. O quarto reino será duro como o ferro, pois assim como o ferro esmaga e esmigalha tudo, assim também ele quebrará e esmigalhará todos os outros. Os pés e os dedos que Vossa Majestade viu, parte de ferro e parte de barro, significam um reino dividido. Ele tem a dureza do ferro, pois Vossa Majestade viu ferro misturado com uma parte feita de barro. Os dedos dos pés, metade de ferro e metade de barro, significam um reino firme por um lado, mas fraco por outro.
O ferro que Vossa Majestade viu misturado com barro significa que as pessoas se juntarão por casamentos, mas não se ligarão umas com as outras, assim como o ferro não faz liga com o barro. Durante esse último reinado, o Deus do céu fará aparecer um reino que nunca será destruído. Será um reino que não passará para as mãos de outro povo, mas, ao contrário, humilhará e liquidará todos os outros reinos, enquanto ele mesmo continuará firme para sempre. Esse reino é a pedra que rolou do monte sem ninguém tocá-la e esmigalhou o que era de barro, ferro, bronze, prata e ouro. O grande Deus mostrou ao rei o que acontecerá daqui para frente. O sonho tem sentido e a sua interpretação é digna de fé».(Dn 2,31-45)
Salmo ou Hino
Bendigam o Senhor, as obras do Senhor; exaltem o Senhor com hinos para sempre. Anjos do Senhor, bendigam o Senhor; louvem e exaltem para sempre. Céus, bendigam o Senhor; louvem e exaltem para sempre. Águas acima do céu, bendigam o Senhor; louvem e exaltem para sempre. Todas as potências, bendigam o Senhor; louvem e exaltem para sempre. (Dn 3,57-61)
Evangelho do dia
Algumas pessoas comentavam sobre o Templo, enfeitado com pedras bonitas e com coisas dadas em promessa. Então Jesus disse: «Vocês estão admirando essas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído.» Eles perguntaram: «Mestre, quando vai acontecer isso?
Qual será o sinal de que essas coisas estarão para acontecer?» Jesus respondeu: «Cuidado para que vocês não sejam enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo já chegou’. Não sigam essa gente. Quando vocês ouvirem falar de guerras e revoluções, não fiquem apavorados. Primeiro essas coisas devem acontecer, mas não será logo o fim.» E Jesus continuou: «Uma nação lutará contra outra, um reino contra outro reino. Haverá grandes terremotos, fome e pestes em vários lugares. Vão acontecer coisas pavorosas e grandes sinais vindos do céu.» (Lc 21,5-11)
Vivendo a Palavra
A salutar advertência de Jesus contra os falsos profetas continua oportuna para nós, Igreja deste terceiro milênio. Peçamos o dom do discernimento para ouvirmos os verdadeiros profetas, aqueles que ouvem Deus, vivem o Amor, anunciam o Reino com brandura e denunciam o Antirreino com coragem, mas sem ódio.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos confiança e alegria para vivermos o ensinamento: ‘a cada dia basta o seu cuidado!’. Sempre atentos e presentes no aqui-e-agora, nós entregamos em Tuas mãos onipotentes – mas ternas e misericordiosas! – os cuidados com o futuro. Pelo Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.