meu dia em oração
Marta, Marta! Uma só coisa é necessária
A Carta de João nos mostra hoje o âmago da sua mensagem: Deus é Amor – Amor que se tornou visível para nós em seu Filho único que enviou ao mundo. Não somos nós que amamos a Deus. É Ele que nos dá o seu Espírito para que nos amemos uns aos outros.
Salmo ou Hino
Eu me orgulho pelo Senhor: que os pobres ouçam e fiquem alegres. Repitam comigo: O Senhor é grande! Olhem para ele e ficarão felizes, o rosto de vocês não ficará envergonhado. Este pobre gritou, o Senhor ouviu, e o salvou. O anjo do Senhor acampa ao redor dos que o temem e os liberta. Provem e vejam como Ele é bom: feliz quem nele se abriga. (Sl 34,2-11)
1ª Leitura
Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor vem de Deus. E todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Nisto se tornou visível o amor de Deus entre nós: Deus enviou o seu Filho único a este mundo, para dar-nos a vida por meio dele. E o amor consiste no seguinte: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou, e nos enviou o seu Filho como vítima expiatória por nossos pecados. Amados, se Deus nos amou a tal ponto, também nós devemos amar-nos uns aos outros. Ninguém jamais viu Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus está conosco, e o seu amor se realiza completamente entre nós. Nisto reconhecemos que permanecemos com Deus, e ele conosco: ele nos deu o seu Espírito. E nós vimos e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. Quando alguém confessa que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele, e ele com Deus. E nós reconhecemos o amor que Deus tem por nós e acreditamos nesse amor. Deus é amor: quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus permanece nele. (1Jo 4,7-16)
Evangelho do dia
Enquanto caminhavam, Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, o recebeu em sua casa. Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e ficou escutando a sua palavra. Marta estava ocupada com muitos afazeres. Aproximou-se e falou: «Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço? Manda que ela venha ajudar-me!» O Senhor, porém, respondeu: «Marta, Marta! Você se preocupa e anda agitada com muitas coisas; porém, uma só coisa é necessária, Maria escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada.» (Lc 10,38-42)
Vivendo a Palavra
O nosso Mestre queria nos ensinar a estabelecer prioridades. Marta estava no mundo, mas a lida com as coisas do mundo não era o mais importante: devia ser natural, sem agitações. O necessário, essencial mesmo, era a busca de Maria pelos sinais do Reino que o Pai Misericordioso já nos oferece nesta vida, ainda que não em plenitude.
Oração Final
Pai Santo, a vida nos induz à pressa e à agitação. São as seduções enganosas do mundo que devemos vencer. Às vezes parecem estradas confortáveis, mas são apenas desvios que nos afastam da Vida que nos ofereces. Dá-nos, Pai amado, força e coragem para fazermos nossa opção pelo seguimento do Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.