meu dia em oração
Herodes queria ver Jesus
De volta do cativeiro na Babilônia, o povo não estava com muito ânimo para reconstruir o Templo em Jerusalém. O profeta Ageu se empenha, então, na tarefa de executar essa obra. O Templo seria o símbolo e o ponto de referência para reunir os fieis.
Salmo ou Hino
Aleluia! Cantem para o Senhor um cântico novo! Cantem seu louvor na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel com o seu Criador, os filhos de Sião festejem o seu Rei! Louvem o seu nome com danças, toquem para ele cítara e tambor! Sim! Porque o Senhor ama o seu povo! Que os fiéis festejem sua glória e cantem jubilosos, com exaltações a Deus! Aleluia! (Sl 149,1-6a.9b)
1ª Leitura
No primeiro dia do sexto mês do segundo ano do reinado de Dario, a palavra de Deus foi dirigida, por meio do profeta Ageu, ao governador da Judéia, Zorobabel, filho de Salatiel, e ao chefe dos sacerdotes, Josué, filho de Josedec. Assim diz Javé dos exércitos: Esse povo anda dizendo que ainda não chegou a hora de reconstruir o Templo de Javé. E Javé dirigiu a palavra por meio do profeta Ageu: Então vocês acham que é tempo de morar tranquilos em casas bem cobertas, enquanto o Templo está em ruínas? Ora, assim diz Javé dos exércitos: Reflitam bem no comportamento de vocês. Vocês estão plantando muito e colhendo pouco; comem e não ficam satisfeitos; bebem e não ficam embriagados; vestem roupa, mas não esquentam o corpo; e o trabalhador está guardando o seu salário numa sacola furada. Assim diz Javé dos exércitos: Reflitam bem no comportamento de vocês. Subam à montanha para cortar madeira e construir o Templo. Eu vou gostar dele e nele manifestarei a minha glória – diz Javé. (Ag 1,1-8)
Evangelho do dia
O governador Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou sem saber o que pensar, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos; outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. Então Herodes disse: «Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?» E queria ver Jesus. (Lc 9,7-9)
Vivendo a Palavra
Nos versículos precedentes, Lucas narrava as maravilhas operadas pelos discípulos de Jesus, enviados por Ele para anunciar o Reino de Deus. Por isso, Herodes se enchia de curiosidade. Hoje, o Pai Misericordioso continua sua obra encantadora da Criação que nos envolve, e muitos desejam conhecer melhor os caminhos do Reino e do verdadeiro Amor.
Oração Final
Pai Santo, assim como Herodes queria ver Jesus, também nós queremos mergulhar em teu Mistério. Livra-nos da tentação de nos acomodarmos em ideias e conceitos rígidos e estáticos, mas inspira-nos para que vejamos a tua Unidade na infinita pluralidade de tuas manifestações. Por Jesus, Teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.