meu dia em oração
Festa dos Apóstolos Filipe e Tiago
Em sua primeira carta aos coríntios, Paulo expõe a essência da sua pregação: conforme as escrituras, Jesus morreu pelos nossos pecados, foi sepultado, ressuscitou ao terceiro dia, apareceu a mais de quinhentos discípulos e também a ele, Paulo.
Salmo ou Hino
O céu manifesta a glória de Deus, e o firmamento proclama a obra de suas mãos. O dia passa a mensagem para outro dia, a noite a sussurra para a outra noite. Sem fala e sem palavras, sem que a sua voz seja ouvida, a toda a terra chega o seu eco, aos confins do mundo a sua linguagem. (Sl 19A,2-5)
1ª Leitura
Irmãos, lembro a vocês o Evangelho que lhes anunciei, vocês receberam e no qual permanecem firmes. É pelo Evangelho que vocês serão salvos, contanto que o guardem do modo como eu lhes anunciei; do contrário, vocês terão acreditado em vão. Por primeiro, eu lhes transmiti aquilo que eu mesmo recebi, isto é: Cristo morreu por nossos pecados, conforme as Escrituras; ele foi sepultado, ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; apareceu a Pedro e depois aos Doze. Em seguida, apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez; a maioria deles ainda vive, e alguns já morreram. Depois apareceu a Tiago e, em seguida, a todos os apóstolos. Em último lugar apareceu a mim, que sou um aborto. (1Cor 15.1-8)
Evangelho do dia
Jesus respondeu aos apóstolos: «Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vocês me conhecem, conhecerão também o meu Pai. Desde agora vocês o conhecem e já o viram.» Filipe disse a Jesus: «Senhor, mostra-nos o Pai e isso basta para nós.» Jesus respondeu: «Faz tanto tempo que estou no meio de vocês, e você ainda não me conhece, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que você diz: ‘Mostra-nos o Pai’? Você não acredita que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que digo a vocês, não as digo por mim mesmo, mas o Pai que permanece em mim, ele é que realiza suas obras. Acreditem em mim: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditem nisso, ao menos por causa destas obras. Eu garanto a vocês: quem acredita em mim, fará as obras que eu faço, e fará maiores do que estas, porque eu vou para o Pai. O que vocês pedirem em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se vocês pedirem qualquer coisa em meu nome, eu o farei.» (Jo 14,6-14)
Vivendo a Palavra
Jesus anuncia que Ele está no Pai e o Pai permanece nele: por isto, «Quem me viu, viu o Pai.» E ensina o caminho para viver esta realidade maravilhosa: basta que acreditemos nele, assumindo-O como nosso Mestre e Senhor; seguindo-O pelos caminhos do mundo e anunciando que o Reino de Deus está dentro de nós, mas ainda por ser conquistado!
Oração Final
Pai Santo, que a recordação dos apóstolos Filipe e Tiago não seja apenas uma demonstração de carinho e veneração, mas que nós os tomemos como exemplos de coragem heroica e de fidelidade ao teu Reino, até o sacrifício supremo da própria vida. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.