meu dia em oração
«Felizes os olhos que veem o que vocês veem.»
O livro de Baruc é ‘deutero canônico’ – isto é, da ‘segunda lista’ (não está incluído na Bíblia de Lutero). O texto de hoje é um oráculo sobre a restauração de Jerusalém e do povo de Israel. Deve ter sido escrito no século II aC e, assim, é certo não ser de autoria do Profeta Baruc.
1ª Leitura
«Coragem, meu povo, você que leva o nome de Israel! Vocês foram vendidos às nações, não para serem destruídos; mas, porque vocês provocaram a ira de Deus, então foram entregues aos inimigos. Vocês irritaram o seu Criador, sacrificando aos demônios, e não a Deus; vocês esqueceram o Deus eterno que os alimentou e provocaram a tristeza de Jerusalém que sustentou vocês. Jerusalém viu cair sobre vocês a ira de Deus. Então ela disse: «Escutem, cidades vizinhas de Sião! Deus me trouxe um grande sofrimento: Eu vi a prisão de meus filhos e filhas, trazida pelo Eterno. Com alegria eu os tinha criado, deles me despedi, chorando e gemendo. Ninguém se alegre mais comigo, pois agora estou viúva e abandonada. Se agora fiquei só e vazia, foi por causa dos pecados de meus filhos, que se desviaram da lei de Deus. Coragem, meus filhos, clamem a Deus! Ele mesmo que os provou se lembrará de vocês. Da mesma forma como lhes veio, um dia, a ideia de abandonar a Deus, agora voltem a procurá-lo com redobrado empenho. Aquele que lhes enviou tanta desgraça, lhes mandará também a alegria eterna da salvação.» (Br 4,5-12.27-29)
Salmo ou Hino
Que os pobres vejam e se alegrem. Busquem a Deus, e vocês terão coragem! Porque o Senhor ouve os indigentes, e nunca rejeita os cativos. Que o céu e a terra o louvem, o mar e tudo o que nele se move! Sim, Deus vai salvar Sião, vai reconstruir Judá! Nela habitarão e a possuirão! A descendência dos seus servos a herdará e nela viverão os que amam o Nome de Deus! (Sl 69,33-37)
Evangelho do dia
Os setenta e dois voltaram muito alegres, dizendo: «Senhor, até os demônios obedecem a nós por causa do teu Nome.» Jesus respondeu: «Eu vi Satanás cair do céu como um relâmpago. Vejam: Eu dei a vocês o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo, e nada poderá fazer mal a vocês. Contudo, não se alegrem porque os maus espíritos obedecem a vocês; antes, fiquem alegres porque os nomes de vocês estão escritos no Céu.» Nessa hora, Jesus se alegrou no Espírito Santo, e disse: «Eu te louvo, Pai, Senhor do Céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Meu Pai entregou tudo a Mim. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai, e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar.» E Jesus voltou-Se para os discípulos, e lhes disse em particular: «Felizes os olhos que veem o que vocês veem. Pois eu digo a vocês que muitos profetas quiseram ver o que vocês estão vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que vocês estão ouvindo, e não puderam ouvir.» (Lc 10,17-24)
Vivendo a Palavra
Jesus convida a nos conservarmos simples e diz a razão: foi aos pequeninos que o Pai quis revelar os seus Mistérios, e eles são felizes, porque seus nomes estão escritos no Reino do Céu. É o caminho humilde da santidade que devemos procurar viver e que não deve ser confundido com a busca pretenciosa e arrogante da perfeição.
Oração Final
Pai Santo, concede-nos a alegria natural de quem está procurando cumprir com humildade a sua missão. Reconhecemos os nossos limites e impotência – até agradecemos por eles! – e permanecemos sempre confiantes na tua Presença Paternal em nós e nos nossos companheiros de caminhada. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.