meu dia em oração
Família: lugar de amor nesta terra e imagem do Reino
O contexto da profecia de Ezequiel que lemos hoje é um oráculo contra Jerusalém, cidade que quebrou a aliança feita com o Senhor e foi castigada. O Salmo responde em tom de agradecimento porque a ira do Senhor se acalmou e Jerusalém foi consolada.
1ª Leitura
«Assim diz o Senhor: Vou agir com você do mesmo modo como você agiu. Você desprezou o juramento e quebrou a aliança! No entanto, eu me lembrarei da aliança que fiz com você, quando você era jovem, e farei com você uma aliança eterna. Então você se lembrará do seu comportamento e se envergonhará, quando você acolher suas irmãs mais velhas e mais novas, pois vou dá-las a você como cidades dependentes, mesmo que isso não faça parte da aliança que fiz com você. Eu mesmo farei aliança com você, e você ficará sabendo que eu sou o Senhor. Isso para que se lembre e se envergonhe e, humilhada, já nem queira mais falar, quando eu a perdoar de tudo o que você praticou – oráculo do Senhor». (Ez 16,59-63)
Salmo ou Hino
Nesse dia, você dirá: «Eu te agradeço, Senhor, porque estavas irado contra mim, mas a tua ira se acalmou e me consolaste. Sim, Deus é a minha salvação! Eu confio e nada tenho a temer, porque minha força e meu canto é o Senhor: ele é a minha salvação. Com alegria vocês todos poderão beber água nas fontes da salvação». (Is 12,1c-6)
Evangelho do dia
Alguns fariseus se aproximaram de Jesus, e perguntaram, para o tentar: «É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher por qualquer motivo?» Jesus respondeu: «Vocês nunca leram que o Criador, desde o início, os fez homem e mulher? E que ele disse: ‘Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne’? Portanto, eles já não são dois, mas uma só carne. Assim, o que Deus uniu, o homem não deve separar.» Os fariseus perguntaram: «Então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio ao despedir a mulher?» Jesus respondeu: «Moisés permitiu o divórcio, porque vocês são duros de coração. Mas não foi assim desde o início. Eu, por isso, digo a vocês: quem se divorciar de sua mulher, a não ser em caso de fornicação, e casar-se com outra, comete adultério.» Os discípulos disseram a Jesus: «Se a situação do homem com a mulher é assim, então é melhor não se casar.» Jesus respondeu: «Nem todos entendem isso, a não ser aqueles a quem é concedido. De fato, há homens castrados, porque nasceram assim; outros, porque os homens os fizeram assim; outros, ainda, se castraram por causa do Reino do Céu. Quem puder entender, entenda.» (Mt 19,3-12)
Vivendo a Palavra
Homem e mulher não devem ser vistos como metades que se completam, mas seres inteiros e livres que, tendo cumprindo a ordem do Senhor – ‘crescei’ –, unem-se para construírem juntos uma família – lugar de Amor nesta terra e imagem do Reino que será vivido em plenitude no abraço eterno do Pai Misericordioso.
Oração Final
Pai Santo, dá aos homens e mulheres do nosso tempo o desejo de transformar o amor egoísta (‘gostar’ do outro e possuí-lo) no Amor generoso (‘querer o bem’ do outro e se doar a ele). Este é o caminho ensinado por Jesus, único capaz de conduzir à harmonia entre os seres que criaste com tanto carinho. Pelo mesmo Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.