meu dia em oração
Epifania do Senhor: «Nós vimos a sua estrela»
Levante-se, Jerusalém, pois chegou a sua luz, a glória do Senhor brilha. Sim, a treva cobre a terra, névoas envolvem os povos, mas sobre você brilha o Senhor e sua glória. Sob sua luz caminharão os povos, e os reis andarão ao seu esplendor. (Is 60,1-6)
1ª Leitura
Certamente ouviram falar do modo como a graça de Deus me foi confiada em benefício de vocês. Foi por revelação que Deus me fez conhecer o mistério que acabo de expor brevemente. Deus não manifestou esse mistério para as gerações passadas da mesma forma com que o revelou agora, pelo Espírito, aos seus santos apóstolos e profetas: em Jesus Cristo, por meio do Evangelho, os pagãos são chamados a participar da mesma herança, a formar o mesmo corpo e a participar da mesma promessa. (Ef 3,2-3a.5-6)
Salmo ou Hino
Ó Deus, confia o teu julgamento ao rei. Que ele governe teu povo com justiça. Que ele domine do Grande Rio até os confins da terra. Que os reis de Sabá e Seba lhe ofereçam seus dons. Que todos os reis se prostrem diante dele! Ele liberta o indigente que clama e o pobre que não tem protetor. Ele tem compaixão do fraco e salva a vida dos indigentes. (Sl 72,1-2.7-8.10-13)
Evangelho do dia
Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, e perguntaram: «Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Nós vimos a sua estrela no Oriente, e viemos para prestar-lhe homenagem.» Ao saber disso, o rei Herodes ficou alarmado, assim como toda a cidade de Jerusalém. Herodes reuniu todos os chefes dos sacerdotes e os doutores da Lei e lhes perguntou onde o Messias deveria nascer. Eles responderam: «Em Belém, na Judéia, porque assim está escrito por meio do profeta: ‘E você, Belém, terra de Judá, não é de modo algum a menor entre as principais cidades de Judá, porque de você sairá um Chefe, que vai apascentar Israel, meu povo.’» Então Herodes chamou secretamente os magos, e investigou junto a eles sobre o tempo exato em que a estrela havia aparecido. Depois, mandou-os a Belém, dizendo: «Vão, e procurem obter informações exatas sobre o menino. E me avisem quando o encontrarem, para que também eu vá prestar-lhe homenagem.» Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até que parou sobre o lugar onde estava o menino. Ao verem de novo a estrela, os magos ficaram radiantes de alegria. Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e lhe prestaram homenagem. Depois, abriram seus cofres, e ofereceram presentes ao menino: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, partiram para a região deles, seguindo por outro caminho. (Mt 2,1-12)
Vivendo a Palavra
A notícia da chegada do Prometido Libertador preocupa Herodes. Ele sente-se ameaçado em sua posição. Não sabia ainda que o Reino Messiânico não é deste mundo. Pelos tempos afora, os poderosos continuam temendo a Paz que o Cristo nos trouxe. Sigamos alegres e agradecidos os passos de Jesus.
Oração Final
Pai Santo, dá à tua Igreja o dom do despojamento dos tesouros que passam e que a ferrugem corrói. Que o poder desta terra não seja objeto de nosso desejo nem do nosso culto. Faze-nos crianças em espírito, alegres e puras, para herdarmos teu Reino. Por Jesus Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.