meu dia em oração
«Coragem! Não tenham medo.»
O profeta Jeremias aponta a causa dos males sofridos pelo povo: traição à Aliança com o Senhor. Mas anuncia também o perdão: «Agora vou mudar a sorte das tendas de Jacó, terei compaixão de suas moradas.» E, cantando a misericórdia do Senhor, renova a esperança.
1ª Leitura
Palavra que Javé dirigiu a Jeremias. Assim diz Javé, o Deus de Israel: «Escreva num livro tudo o que eu vou lhe dizer: Não há remédio para sua chaga, nem emplastro para fechar sua ferida. Todos os seus amantes se esqueceram de você e não o procuram mais. Pois eu feri você como se eu fosse inimigo seu, e lhe dei um castigo terrível, porque eram muitos os seus erros e seus pecados pesavam muito. Por que você grita por causa da sua ferida? A sua chaga é incurável. Foi porque seus erros eram muitos e seus pecados pesavam demais que eu tratei você assim. Mas assim diz Javé: Agora vou mudar a sorte das tendas de Jacó, terei compaixão de suas moradas. A cidade será reconstruída sobre suas ruínas, e o palácio se erguerá de novo no seu lugar. Daí sairão ação de graças e gritos de alegria. Eu vou multiplicá-los, e eles nunca mais diminuirão; vou devolver-lhes a honra, e eles nunca mais serão humilhados. Seus filhos serão como antigamente e a sua assembleia continuará firme diante dos meus olhos; mas castigarei todos os seus opressores. Dela surgirá o seu chefe, e do seu meio sairá o seu governante. Eu farei que ele se aproxime e chegue até junto a mim. Pois quem iria arriscar a vida, chegando perto de mim? – oráculo de Javé. Vocês serão o meu povo e eu serei o Deus de vocês. (Jr 30,1-2.12-15.18-22)
Salmo ou Hino
As nações temerão a tua glória. Quando o Senhor reconstruir Sião; fique escrito para a geração futura: O Senhor se inclinou e do céu contemplou a terra, para ouvir o gemido e libertar os condenados à morte; para proclamar em Sião o Seu Nome e em Jerusalém o seu louvor. Os filhos de teus servos viverão seguros e se manterão na tua presença. (Sl 102,16-23.29)
Evangelho do dia
Logo em seguida, Jesus obrigou os discípulos a entrar na barca, e ir na frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despedia as multidões. Logo depois de despedir as multidões, Jesus subiu sozinho ao monte, para rezar. Ao anoitecer, Jesus continuava aí sozinho. A barca, porém, já longe da terra, era batida pelas ondas, porque o vento era contrário. Entre as três e as seis da madrugada, Jesus foi até os discípulos, andando sobre o mar. Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados, e disseram: «É um fantasma!» E gritaram de medo. Jesus, porém, logo lhes disse: «Coragem! Sou eu. Não tenham medo.» Então Pedro lhe disse: «Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água.» Jesus respondeu: «Venha.» Pedro desceu da barca, e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. Mas ficou com medo quando sentiu o vento e, começando a afundar, gritou: «Senhor, salva-me.» Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: «Homem fraco na fé, por que você duvidou?» Então eles subiram na barca. E o vento parou. Os que estavam na barca se ajoelharam diante de Jesus, dizendo: «De fato, tu és o Filho de Deus.» Acabando de atravessar, desembarcaram em Genesaré. Os homens desse lugar, reconhecendo-os, espalharam a notícia por toda a região. Então levaram a Jesus todos os doentes, e pediram que pudessem ao menos tocar a barra da roupa dele. E todos os que tocaram, ficaram curados. (Mt 14,22-36)
Vivendo a Palavra
‘Despediu a multidão e subiu sozinho ao monte para rezar’. O Mestre ensina o caminho aos discípulos, que hoje somos nós: o profundo gosto pelo encontro com o Pai. Oração de qualidade e não em quantidade, onde nos colocamos na presença carinhosa do Pai Misericordioso, entregues à ação do Espírito que, em nós e por nós, dirá as melhores palavras ou nos manterá silenciosos.
Oração Final
Pai Santo, infunde em nós o desejo de procurar a tua Presença e, diante de Ti, mantém-nos conscientes, encantados e agradecidos pelo Amor que nos dedicas, criando-nos e nos mantendo vivos e cheios de Fé, Esperança e Amor. Amor por Ti, Pai querido, pelos companheiros do caminho e pelo universo em que nos colocaste. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.