meu dia em oração
Coragem, filho! Os seus pecados estão perdoados
Amós, nascido no reino de Judá, era um simples agricultor. Foi enviado pelo Senhor para profetizar no reino do Norte e, destemidamente, dá o seu recado: a traição ao Deus da Aliança e o culto aos ídolos mudos levariam à derrocada frente aos assírios.
1ª Leitura
Amasias, sacerdote de Betel, mandou falar assim a Jeroboão, rei de Israel: «Amós está tramando contra Vossa Majestade, dentro do reino de Israel. O país não pode tolerar mais as suas palavras, pois Amós está dizendo que Jeroboão deverá ser morto pela espada e que Israel deverá ir para o exílio, para longe do seu país». Então Amasias disse a Amós: «Vidente, vá embora daqui. Retire-se para a terra de Judá. Vá ganhar a sua vida fazendo lá suas profecias. Não me venha mais fazer profecias em Betel, pois isto aqui é o santuário do rei, e é templo do reino». Amós respondeu a Amasias: «Eu não sou profeta, nem discípulo de profeta. Eu sou criador de gado e cultivador de sicômoros. Foi Javé quem me tirou de trás do rebanho, e me ordenou: ‘Vá profetizar ao meu povo Israel’. Pois bem, escute agora a palavra de Javé! Você está dizendo: ‘Não profetize contra Israel, não despeje suas palavras contra a casa de Isaac’. Pois bem, assim diz Javé: ‘A sua mulher vai se tornar a prostituta da cidade; seus filhos e suas filhas vão morrer a golpe de espada; sua terra será repartida na corda, e você mesmo irá morrer em terra estrangeira. E Israel será levado para o exílio, longe de sua terra’». (Am 7,10-17)
Salmo ou Hino
A lei do Senhor é perfeita, um descanso para a alma. Os seus preceitos são retos, alegria para o coração. O mandamento dele é transparente, é luz para os olhos. O temor do Senhor é puro para sempre. As suas decisões são verdadeiras e justas. São mais desejáveis do que ouro refinado. São mais doces que o mel, que vai escorrendo dos favos. (Sl 19,8-11)
Evangelho do dia
Jesus subiu numa barca, passou para a outra margem e chegou à sua cidade. Nisso, levaram a ele um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: «Coragem, filho! Os seus pecados estão perdoados.» Então alguns doutores da Lei pensaram: «Esse homem está blasfemando!» Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: «Por que é que vocês pensam coisas más? O que é mais fácil dizer: ‘Os seus pecados estão perdoados’; ou dizer: ‘Levante-se e ande’? Pois bem, para que vocês saibam que o Filho do Homem tem poder na terra para perdoar pecados – então disse Jesus ao paralítico: – Levante-se, pegue a sua cama e vá para a sua casa.» O paralítico então se levantou, e foi para a sua casa. Vendo isso, a multidão ficou com medo e louvou a Deus, por ter dado tal poder aos homens. (Mt 9,1-8)
Vivendo a Palavra
A Boa Notícia trazida por Jesus – o Evangelho – nos permite viver em todos os momentos de nossa existência a expectativa da cura dos nossos males e a certeza do perdão, não por nossos méritos, mas pela simples gratuidade do Pai Misericordioso. Ele não apenas nos espera no seu Reino para o abraço definitivo, como já caminha conosco desde agora.
Oração Final
Pai Santo, que a certeza de tua Presença em nós e entre nós nos transforme em fonte de Esperança, de Luz e de Amor. Assim seremos capazes de alimentar e animar os nossos companheiros de jornada pelos caminhos deste mundo que, agora sabemos, já é parte do teu Reino. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.