meu dia em oração
Confie no Senhor, pratique o bem e viva tranquilo
As leituras do dia – Eclesiástico e Salmo – são conselhos de uma doçura que nos lembra o colo materno transmitindo vivência amorosa e ensinando a seu filho o segredo da vida tranquila e feliz nesta terra dos homens. E melhor: estes conselhos valem para nós, aqui e agora!
1ª Leitura
Meu filho, se você se apresenta para servir ao Senhor, prepare-se para a provação. Tenha coração reto, seja constante e não se desvie no tempo da adversidade. Una-se ao Senhor e não se separe, para que você no último dia seja exaltado. Aceite tudo o que lhe acontecer e seja paciente nas situações dolorosas, porque o ouro é provado no fogo e as pessoas escolhidas, no forno da humilhação. Confie no Senhor, e Ele o ajudará; seja reto o seu caminho, e espere no Senhor. Vocês que temem ao Senhor, confiem na misericórdia dele, e não se desviem, para não caírem. Vocês que temem ao Senhor, confiem nele, que não lhes negará a recompensa de vocês. Vocês que temem ao Senhor, esperem dele os benefícios, a felicidade eterna e a misericórdia. Examinem a história, e verão. Quem confiou no Senhor e ficou desiludido? Quem perseverou no seu temor, e foi abandonado? Quem O invocou e não foi atendido? Porque o Senhor é compassivo e misericordioso, perdoa os pecados e salva no tempo do perigo. Ai dos corações covardes e mãos preguiçosas, ai do pecador que anda por dois caminhos! Ai do coração preguiçoso que não confia, porque não será protegido! (Eclo 2,1-13)
Salmo ou Hino
Confie no Senhor e pratique o bem, habite na terra e viva tranquilo. Coloque no Senhor o seu prazer e Ele dará o que seu coração deseja. Entregue seu caminho ao Senhor, nele confie, e Ele agirá. O Senhor conhece os dias dos íntegros, e a herança deles permanece para sempre; não se envergonharão nos dias da seca, e nos dias da fome ficarão saciados. Evite o mal, pratique o bem, e você terá uma casa sempre, porque o Senhor ama o direito e jamais abandona seus fiéis. Os malfeitores serão para sempre destruídos, e a descendência dos injustos será eliminada. A salvação dos justos vem do Senhor, que é fortaleza para eles no tempo da angústia. O Senhor os ajuda e liberta; vai livrá-los dos injustos salvá-los, porque os justos nele se abrigam. (Sl 37,3-5.18-19.27-28.39-40)
Evangelho do dia
Jesus e seus discípulos atravessaram a Galileia. Jesus não queria que ninguém soubesse onde Ele estava, porque estava ensinando a seus discípulos. E lhes dizia: «O Filho do Homem vai ser entregue na mão dos homens e eles o matarão. Mas, quando estiver morto, depois de três dias Ele ressuscitará.» Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus estava dizendo e tinham medo de fazer perguntas. Quando chegaram à cidade de Cafarnaum e estavam em casa, Jesus perguntou aos discípulos: «Sobre o que vocês estavam discutindo no caminho?» Os discípulos ficaram calados, pois no caminho tinham discutido sobre qual deles era o maior. Então Jesus se sentou, chamou os Doze e disse: «Se alguém quer ser o primeiro, deverá ser o último, e ser aquele que serve a todos.» Depois Jesus pegou uma criança e a colocou no meio deles. Abraçou a criança e disse: «Quem receber em meu nome uma destas crianças, estará recebendo a Mim. E quem Me receber, não estará recebendo a Mim, mas Àquele que me enviou.» (Mc 9,30-37)
Vivendo a Palavra
Jesus formou a sua Igreja com gente como a gente: discípulos que ainda discutiam entre si qual deles seria o maior… A convivência com o Mestre fez deles apóstolos humildes, sim, mas também entusiasmados e cheios de coragem, ao ponto de doarem tudo aos irmãos, até a própria vida. Um exemplo para ser refletido por nós na vida e no anúncio jubiloso da chegada do Reino ao nosso coração.
Oração Final
Pai Santo, faze-nos humildes como aquela criancinha acolhida e abençoada por Jesus. Dá-nos, amado Pai, a alegria pura, que só a Fé pode nos trazer, com a certeza de que somos teus filhos muito amados – como nos foi revelado pelo Cristo, teu Filho Unigênito que se fez homem como nós em Jesus de Nazaré. Por Ele, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.