meu dia em oração
Batismo do Senhor: Este é o meu Filho amado
Consolem, consolem o meu povo, diz o Deus de vocês. Falem ao coração de Jerusalém, gritem para ela que já se completou o tempo da sua escravidão, que o seu crime já foi perdoado e que ela já recebeu da mão do Senhor o castigo em dobro por todos os seus pecados. Uma voz grita: «Abram no deserto um caminho para o Senhor; na região da terra seca, aplainem uma estrada para o nosso Deus. Que todo vale seja aterrado, todo monte e colina sejam nivelados, que o terreno acidentado se transforme em planície, as elevações em lugar plano. Então se revelará; a glória do Senhor e todo o mundo junto a verá, pois assim falou a boca do Senhor». (Is 40,1-5.9-11)
1ª Leitura
A graça de Deus se manifestou para a salvação de todos os homens. Essa graça nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas, para vivermos neste mundo com autodomínio, justiça e piedade, aguardando a bendita esperança, isto é, a manifestação da glória de Jesus Cristo, nosso grande Deus e Salvador. Ele se entregou a si mesmo por nós, para nos resgatar de toda iniquidade e para purificar um povo que lhe pertence, e que seja zeloso nas boas obras. Mas a bondade e o amor de Deus, nosso Salvador, se manifestaram. Ele nos salvou, não por causa dos atos justos que tivéssemos praticado, mas porque fomos lavados por sua misericórdia através do poder regenerador e renovador do Espírito Santo. Deus derramou abundantemente o Espírito sobre nós, por meio de Jesus Cristo nosso Salvador, para que, justificados por sua graça, nós nos tornássemos herdeiros da esperança da vida eterna. (Tt 2,11-14; 3,4-7)
Salmo ou Hino
Bendiga ao Senhor, ó minha alma! Meu Deus, como és grande! Vestido de esplendor e majestade, envolto em luz, estendendo os céus como tenda, tomando as nuvens como teu carro, Tu fazes dos ventos os teus mensageiros, e das chamas de fogo os teus ministros! A terra está repleta das tuas criaturas. (Sl 104,1-4.24-25.27-30)
Evangelho do dia
O povo estava esperando o Messias. E todos perguntavam a si mesmos se João não seria o Messias. Por isso, João declarou a todos: «Eu batizo vocês com água. Mas vai chegar alguém mais forte do que eu. E eu não sou digno nem sequer de desamarrar a correia das sandálias dele. Ele é quem batizará vocês com o Espírito Santo e com fogo. Todo o povo foi batizado. Jesus, depois de batizado, estava rezando. Então o céu se abriu, e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba. E do céu veio uma voz: «Tu és o meu Filho amado! Em ti encontro o meu agrado.» (Lc 3,15-16.21-22)
Vivendo a Palavra
«Tu és o meu Filho amado! Em Ti encontro o meu agrado.» Esta declaração solene do Pai se confirmaria na Transfiguração no Monte Tabor e no Calvário, quando o soldado romano que transpassara o coração de Jesus reconhece: “Este é verdadeiramente o Filho de Deus!” Quanto a nós: será que temos mantido a centralidade da fé na Pessoa do Cristo Jesus?
Oração Final
Pai Santo, confirma com o fogo do teu Espírito o batismo de água que buscamos em tua Igreja. Que tenhamos discernimento, força e coragem para testemunhar perante os companheiros de peregrinação neste mundo o teu Amor de Pai que tem ternura materna. Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.