meu dia em oração
Batismo do Senhor
Atenção! Todos os que estão com sede, venham buscar água. Tanto quanto o céu está acima da terra, assim os meus caminhos estão acima dos caminhos de vocês. Da mesma forma como a chuva e a neve, que caem do céu e para lá não voltam sem antes molhar a terra, tornando-a fecunda, assim acontece com a palavra que sai de minha boca: ela não volta para mim sem ter realizado o que eu quero e sem ter cumprido a missão para a qual eu a mandei. (Is 55,1-11)
1ª Leitura
Quem acredita que Jesus é o Messias, nasceu de Deus; e quem ama o que gerou, ama também aquele que por esse foi gerado. Nisso reconhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e cumprimos os seus mandamentos. Porque amar a Deus significa observar os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados, porque todo aquele que nasceu de Deus venceu o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé. De fato, quem pode vencer o mundo, senão aquele que acredita que Jesus é o Filho de Deus? Este é aquele que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo. (Ele não veio apenas pela água, mas pela água e pelo sangue.) E é o Espírito quem dá testemunho, porque o Espírito é a Verdade. Portanto, são três que dão testemunho: o Espírito, a água e o sangue, e os três estão de acordo entre si. Se aceitamos o testemunho dos homens, com maior razão aceitamos o testemunho de Deus. E o testemunho de que falamos é de Deus: ele deixou um testemunho do seu Filho. (1Jo 5,1-9)
Salmo ou Hino
Com alegria todos poderão beber água nas fontes da salvação. E vocês dirão: «Agradeçam ao Senhor, contem aos povos as façanhas que Ele fez, proclamem que seu nome é sublime; cantem hinos, pois Ele fez proezas; que toda a terra as reconheça». (Is 12,2-6)
Evangelho do dia
João pregava: «Depois de mim, vai chegar alguém mais forte do que eu. E eu não sou digno sequer de me abaixar para desamarrar as suas sandálias. Eu batizei vocês com água, mas ele batizará vocês com o Espírito Santo.» Nesses dias, Jesus chegou de Nazaré da Galileia, e foi batizado por João no rio Jordão. Logo que Jesus saiu da água, viu o céu se rasgando, e o Espírito, como pomba, desceu sobre ele. E do céu veio uma voz: «Tu és o meu Filho amado; em ti encontro o meu agrado.» (Mc 1,7-11)
Vivendo a Palavra
Jesus cumpre a Lei. Faz-se batizar por João – o batismo de água prescrito pela tradição. Mas o Pai vai além: batiza-O no Espírito. Estava cumprido o Primeiro Testamento e inaugurado o Segundo – a Nova e Eterna Aliança, selada pelo Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo.
Oração Final
Pai Santo, pensando hoje no batismo de Jesus, faze-nos conscientes do nosso próprio batismo. Que, além da gratidão por sermos acolhidos na Comunidade da Igreja de teu Filho, tenhamos a consciência do compromisso que nosso batismo representa: sermos solidários com tuas criaturas que vivem nesta terra. Pelo mesmo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.