meu dia em oração
A Ti, Senhor, elevo a minha alma. Em Ti confio, meu Deus
Mas se vocês ainda disserem: ‘A maneira do Senhor agir não é justa!’ Escute aqui, casa de Israel: será que não é justa a minha maneira de agir, ou é a maneira de agir de vocês que não é justa? Se o justo deixa de ser justo e começa a praticar a injustiça, ele morrerá por causa disso, morrerá por causa da injustiça que praticou. Quando o injusto renuncia à sua injustiça e começa a praticar o direito e a justiça, ele está salvando a própria vida. Se ele perceber todo o mal que vinha praticando, viverá e não morrerá. (Ez 18,25-28)
1ª Leitura
Portanto, se há um conforto em Cristo, uma consolação no Amor, se existe uma comunhão de espírito, se existe ternura e compaixão, completem a minha alegria: tenham uma só aspiração, um só Amor, uma só alma e um só pensamento. Não façam nada por competição e por desejo de receber elogios, mas por humildade, cada um considerando os outros superiores a si mesmo. Que cada um procure, não o próprio interesse, mas o interesse dos outros. Tenham em vocês os mesmos sentimentos que havia em Jesus Cristo: Ele tinha a condição Divina, mas não se apegou a sua igualdade com Deus. Pelo contrário, esvaziou-Se a Si mesmo, assumindo a condição de servo e Se tornando semelhante aos homens. Assim, apresentando-Se como simples homem, humilhou-Se a Si mesmo, tornando-Se obediente até a morte, e morte de cruz! Por isso, Deus O exaltou grandemente, e Lhe deu o Nome que está acima de qualquer outro nome; para que, ao Nome de Jesus, se dobre todo joelho no Céu, na terra e sob a terra; e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a Glória de Deus Pai. (Fl 2,1-11)
Salmo ou Hino
A Ti, Senhor, elevo a minha alma. Em Ti confio, meu Deus. Que eu não fique envergonhado! Mostra-me os teus Caminhos, Senhor. Ensina-me, pois Tu és o meu Deus salvador. Senhor, lembra-Te de mim, conforme o teu Amor. As veredas do Senhor são todas Amor e Verdade, para os que guardam sua Aliança. Existe alguém que teme ao Senhor? O Senhor o instrui sobre o Caminho a seguir: ele viverá feliz, e sua descendência possuirá a terra. (Sl 25,4bc-9.)
Evangelho do dia
Naqueles dias, Jesus conversava com os seus discípulos: «O que vocês acham disto? Certo homem tinha dois filhos. Ele foi ao mais velho, e disse: ‘Filho, vá trabalhar hoje na vinha’. O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois arrependeu-se, e foi. O pai dirigiu-se ao outro filho, e disse a mesma coisa. Esse respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai?» Os chefes dos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: «O filho mais velho.» Então Jesus lhes disse: «Pois Eu garanto a vocês: os cobradores de impostos e as prostitutas vão entrar antes de vocês no Reino do Céu. Porque João veio até vocês para mostrar o caminho da Justiça, e vocês não acreditaram nele. Os cobradores de impostos e as prostitutas acreditaram nele. Vocês, porém, mesmo vendo isso, não se arrependeram para acreditar nele.» (Mt 21,28-32)
Vivendo a Palavra
Mais uma vez Jesus ressalta que o importante não é dizer: ‘Sim, Senhor, eu vou’ (e não ir…), mas, mesmo dizendo: ‘Não quero’, cumprir a vontade do Pai. O Amor é aquilo que faz, e não o que diz! O discípulo missionário de Jesus é aquele que escuta o nosso Mestre; vive e convive com a comunidade, seguindo a sua Palavra; anuncia a chegada do Reino de Deus em nós e denuncia a injustiça e a opressão presentes no mundo.
Oração Final
Pai que és pleno de misericórdia, nós desejamos viver a tua Lei – aquela que escreveste em nossos corações. Queremos acompanhar a Jesus, a tua Palavra Encarnada que se fez nosso irmão. Faze-nos seguidores alegres e operosos, dispostos a suportar junto com os irmãos o peso de nossos fardos. Pelo mesmo Jesus, o Cristo, que contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.