meu dia em oração
5º Domingo da Quaresma: “Eu não condeno você. Vá, e não peque mais.”
Assim diz o Senhor, aquele que abriu um caminho no mar, uma passagem entre as ondas violentas, Aquele que fez cair o carro e o cavalo, o exército e a força. Eles caíram para não mais se levantar, apagaram-se como pavio que se extingue. Não fiquem lembrando o passado, não pensem nas coisas antigas; vejam que estou fazendo uma coisa nova: ela está brotando agora, e vocês não percebem? Abrirei um caminho no deserto, rios em lugar seco. As feras Me glorificarão, como lobos e avestruzes, porque Eu oferecerei água no deserto e rios na terra seca para matar a sede do meu povo, do meu escolhido, o povo que Eu formei para Mim, para que proclame o meu louvor. (Is 43,16-21)
1ª Leitura
E mais ainda: considero tudo uma perda, diante do bem superior que é o conhecimento do meu Senhor Jesus Cristo. Por causa dele perdi tudo, e considero tudo como lixo, a fim de ganhar Cristo, e estar com Ele. E isso, não mais mediante uma justiça minha, vinda da Lei, mas com a justiça que vem através da fé em Cristo, aquela Justiça que vem de Deus e se apoia sobre a fé. Quero, assim, conhecer a Cristo, o poder da sua ressurreição e a comunhão em seus sofrimentos, para tornar-me semelhante a Ele em sua morte, a fim de alcançar, se possível, a ressurreição dos mortos. Não que eu já tenha conquistado o prêmio ou que já tenha chegado à perfeição; apenas continuo correndo para conquistá-lo, porque eu também fui conquistado por Jesus Cristo. Irmãos, não acho que eu já tenha alcançado o prêmio, mas uma coisa eu faço: esqueço-me do que fica para trás e avanço para o que está na frente. Lanço-me em direção à meta, em vista do prêmio do alto, que Deus nos chama a receber em Jesus Cristo. (Fl 3,8-14)
Salmo ou Hino
Quando o Senhor mudou a sorte de Sião, parecíamos sonhar: a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua de canções. Até entre as nações se comentava: «O Senhor foi grande com eles!» Sim, o Senhor foi grande conosco, e por isso estamos alegres. Os que semeiam com lágrimas, ceifam em meio a canções. Vão chorando ao levar a semente. Ao regressar voltam cantando trazendo seus feixes. (Sl 126,1-6)
Evangelho do dia
Jesus foi para o monte das Oliveiras. Ao amanhecer, Ele voltou ao Templo, e todo o povo ia ao seu encontro. Então Jesus sentou-Se e começou a ensinar. Chegaram os doutores da Lei e os fariseus trazendo uma mulher, que tinha sido pega cometendo adultério. Eles colocaram a mulher no meio e disseram a Jesus: «Mestre, essa mulher foi pega em flagrante cometendo adultério. A Lei de Moisés manda que mulheres desse tipo devem ser apedrejadas. E tu, o que dizes?» Eles diziam isso para pôr Jesus à prova e ter um motivo para acusá-lo. Então Jesus inclinou-se e começou a escrever no chão com o dedo. Os doutores da Lei e os fariseus continuaram insistindo na pergunta. Então Jesus se levantou e disse: «Quem de vocês não tiver pecado, atire nela a primeira pedra.» E, inclinando-se de novo, continuou a escrever no chão. Ouvindo isso, eles foram saindo um a um, começando pelos mais velhos. E Jesus ficou sozinho. Ora, a mulher continuava ali no meio. Jesus então se levantou e perguntou: «Mulher, onde estão os outros? Ninguém condenou você?» Ela respondeu: «Ninguém, Senhor.» Então Jesus disse: «Eu também não a condeno. Pode ir, e não peque mais.» (Jo 8,1-11)
Vivendo a Palavra
Nosso coração já deveria ser fonte viva de perdão, por causa da condicionante evangélica: «Quem de vocês não tiver pecado…» Mas, melhor do que pensar em nós mesmos, é nos fixarmos no exemplo de Jesus de Nazaré: Ele, o Santo, o Justo, nos ensina: «Eu também não condeno. Podem ir; e não pequem mais.»
Oração Final
Pai Santo, dá-nos grandeza d’alma para o exercício do perdão. A misericórdia entre irmãos é o atalho para chegarmos ao teu Reino de Amor. Abranda os nossos corações, torna-nos humildes e compassivos, parecidos com Jesus de Nazaré, o Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.