Na Audiência Geral desta quarta-feira, 19 de novembro, o Papa Leão XIV refletiu sobre a espiritualidade pascal diante dos desafios ecológicos e sociais do mundo atual. Partindo do encontro de Maria Madalena com o Ressuscitado, o Pontífice destacou que cultivar e guardar o jardim é a missão primordial do ser humano, que se realiza plenamente em Cristo, o verdadeiro Jardineiro que faz todas as coisas novas.
A Páscoa do Senhor dá vida à ecologia integral
O Santo Padre enfatizou que a crise ambiental não se resolve com medidas pontuais ou superficiais, mas requer uma ecologia integral, que se manifesta como uma espiritualidade, um estilo de vida e uma política de resistência às forças que destroem a criação. Citando a encíclica Laudato Si’, o Papa Leão XIV lembrou:” O paraíso não está perdido, mas sim encontrado. A morte e a ressurreição de Jesus, portanto, são o fundamento de uma espiritualidade de ecologia integral, fora da qual as palavras da fé permanecem sem contato com a realidade e as palavras da ciência permanecem fora do coração”.
Juventude como protagonista do cuidado ao próximo
Ao final da Audiência Geral, o Pontífice reforçou a importância do engajamento dos jovens, que já escutaram o grito da terra e dos pobres, o Papa Leão XIV pediu a graça do Espírito Santo “Que o Espírito nos conceda a capacidade de ouvir a voz dos que não têm voz. Então veremos o que os nossos olhos ainda não conseguem ver: aquele jardim, ou Paraíso, que só podemos alcançar acolhendo e cumprindo as nossas próprias tarefas.” Para um mundo renovado pelo amor e pela responsabilidade, ensinar a esperar, a cuidar e a amar a criação torna-se parte essencial da missão cristã no caminho da conversão ecológica e social.
Informações: Vatican News