“Ser o bom perfume de Cristo no mundo”

Nesta quarta-feira, 21 de agosto, milhares de fiéis e peregrinos participaram da Audiência Geral para ouvir e refletir sobre o “Espírito Santo no Batismo de Jesus”, tema da Catequese do Papa Francisco.

Ao iniciar sua catequese, o Santo Padre recordou o Batismo de Jesus e sua relevância. “Toda a Trindade se reuniu naquele momento nas margens do Jordão! O batismo de Jesus foi tão importante, que todos os evangelistas falaram sobre ele. E a importância reside no fato de, naquele episódio, Deus Pai ungiu Jesus com o Seu Espírito, isto é, consagrou Jesus como Rei, Profeta e Sacerdote”.

E continuou sua reflexão sublinhando: “Na verdade, Jesus estava repleto de Espírito Santo desde o momento da Encarnação, mas no Batismo recebe a unção com o Espírito para a sua missão. Essa missão o Senhor comunica-a à Igreja, Seu Corpo místico, e assim nos tornamos um povo sacerdotal, profético e régio. A imagem da unção com o Espírito nos remete ao Sacramento da Confirmação, no qual fomos ungidos com o óleo perfumado do Crisma e recebemos o dom do Espírito para a missão, para espalhar pelo mundo o bom odor de Cristo”.

“A unção nos perfuma e também uma pessoa que vive com alegria a sua unção perfuma a Igreja, perfuma a comunidade, perfuma a família com este perfume espiritual”, acrescentou o Papa Francisco.

Logo depois, o Pontífice fez uma ressalva: “Sabemos que, infelizmente, por vezes os cristãos não espalham o perfume de Cristo, mas sim o mau cheiro do seu próprio pecado. E jamais nos esqueçamos: o pecado nos afasta de Jesus, o pecado torna o óleo ruim. E o diabo, não esqueçam disto, normalmente o diabo entra pelo bolso. Fiquem atentos!”

“Isto, porém, não deve distrair-nos do compromisso de realizar, tanto quanto pudermos e cada um no seu ambiente, esta sublime vocação de ser o bom perfume de Cristo no mundo”. O perfume de Cristo é libertado do ‘fruto do Espírito’, que é ‘caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança’ (Gal 5,22). “Foi o que disse Paulo e é belo encontrar uma pessoa que tenha essas virtudes. (…)”

Ao fim de sua catequese, o Santo Padre sublinhou que “é belo encontrar uma pessoa boa, uma pessoa fiel, uma pessoa mansa, que não seja orgulhosa. Se nos esforçarmos por cultivar este fruto, então, antes que nos apercebamos, alguém sentirá um pouco da fragrância do Espírito de Cristo à nossa volta”. “Peçamos ao Espírito Santo que nos faça ungidos mais conscientes, ungidos por Ele”.

*Informações: Vatican News