Você está em:

“Para Deus nada é impossível: Catequese do Papa Francisco

Nesta quarta-feira, 7 de agosto, o Papa Francisco retomou a tradicional Audiência Geral, após a pausa de verão no mês de julho. Na Sala Paulo VI, milhares de fiéis acompanharam a Catequese do Santo Padre que deu continuidade a sua reflexão sobre o “Espírito Santo”.

“O tema de hoje é o Espírito Santo na Encarnação do Verbo”, disse o Pontífice, dedicando sua reflexão à Maria, “esposa do Espírito e figura da Igreja, que do Espírito recebe a força para anunciar a Palavra de Deus após tê-la acolhido”.

Papa Francisco inicia sua catequese recordando um dado fundamental da fé que foi estabelecido pela Igreja no Concílio Ecumênico de Constantinopla do ano 381, o qual definiu a divindade do Espírito Santo, de acordo com o Santo Padre este artigo entrou na fórmula da oração do “Credo”, rezado em cada Missa: o Filho de Deus “se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem”. E completou: “É, portanto, um fato ecumênico de fé, porque todos os cristãos professam juntos esse mesmo Símbolo de fé. A piedade católica, desde tempos imemoriais, hauriu dela uma das suas orações diárias, o Angelus.”

Em seguida continuou explicando que “trata-se do artigo de fé, prosseguiu o Pontífice, “que permite falar de Maria como a Esposa por excelência, que é figura da Igreja”. “A Lumen gentium, observa o Papa Francisco, retoma esse paralelismo entre Maria que gera o Filho envolvida pelo Espírito Santo e a Igreja. A Igreja que contempla a sua santidade misteriosa e imita a sua caridade, cumprindo fielmente a vontade do Pai, torna-se também, ela própria, mãe, pela fiel recepção da palavra de Deus: efetivamente, pela pregação e pelo Batismo, gera, para vida nova e imortal, os filhos concebidos por ação do Espírito Santo e nascidos de Deus.”

Acolher a Palavra de Deus

O Papa Francisco sublinha que, “assim como a Virgem primeiro acolheu em si Jesus para depois dá-lo à luz, também a Igreja primeiro deve acolher a Palavra de Deus para depois dá-la à luz com a vida e a pregação”. Como Maria, que perguntou ao anjo que lhe anunciava a maternidade ‘como é possível isso?’, recebendo a resposta ‘o Espírito Santo descerá sobre ti’, assim “também à Igreja, diante de tarefas superiores às suas forças, surge espontaneamente a mesma pergunta”:

“Como é possível anunciar Jesus Cristo e a sua salvação a um mundo que parece procurar apenas o bem-estar neste mundo? A resposta ainda é a mesma de então: ‘Descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas’ (At 1,8). Sem o Espírito Santo, a Igreja não pode ir em frente, a Igreja não cresce, a Igreja não pode pregar”.

“Para Deus nada é impossível”

Ao dar continuidade a sua reflexão, o Pontífice ressaltou que cada um de nós, como cristãos, também devemos fazer este exercício reflexivo: “E não apenas a Igreja, mas cada batizado, cada um de nós”, às vezes se pergunta, ‘como posso enfrentar esta situação?’ Ajuda, nestes casos, recordar e repetir para si mesmo o que o anjo disse à Virgem antes de a deixar: “Para Deus, nada é impossível”.

Ao fim de sua meditação, o Papa Francisco rogou para retomarmos sempre esta certeza em nossos corações:  “Nada é impossível para Deus”. E se nós acreditarmos nisso, faremos milagres. Nada é impossível para Deus.”

*Informações: Vatican News

VEJA TAMBÉM

Ícone Arquidiocese de BH